4 motivos para investir em um curso de francês

O francês é falado e ensinado em vários países e continentes. Ao saber isso, já temos uma ideia da importância do idioma para o mundo dos negócios, estudos, turismo e lazer — já que a França é o país mais visitado no mundo, recebendo cerca de 82 milhões de turistas todos os anos.

Mas, se essas informações não são suficientes para você investir no aprendizado do idioma, listamos 4 motivos que farão você pensar nas vantagens de fazer um curso de francês. Confira!

1. Língua oficial de organismos internacionais

Junto com o inglês, o francês é a língua oficial e a língua de trabalho das Organizações das Nações Unidas (ONU), União Europeia, Comitê Olímpico Internacional, OTAN, UNESCO e Cruz Vermelha Internacional. Para quem deseja ingressar em uma carreira de relações internacionais o idioma é indispensável.

2. Facilidade para estudos e intercâmbios

O Ciência Sem Fronteiras, programa governamental que promove o intercâmbio de estudantes com universidades de vários países, também tem parceria com escolas e universidades francesas como a Sorbonne, a Universidade Pierre et Marie Curie, a HEC — Escola de Altos Estudos Comerciais —, a Polytechnique — Escola Politécnica — e a ESSEC — Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais —, entre outras instituições.

O francês é o segundo idioma oficializado pelo Ministério da Educação para a participação no programa. As agências de fomento de pesquisas brasileiras, como a Capes e o CNPQ, também oferecem bolsas de estudos nos cursos de mestrado e doutorado em universidades francesas.

E, claro, conhecer o idioma, é um dos pré-requisitos. Outras oportunidades de estudos no exterior são ofertadas pelo próprio governo francês e pelo governo canadense que vem buscando estudantes estrangeiros para atuarem em áreas de qualificações específicas.

3. Oportunidade de melhores colocações profissionais

O idioma francês tem grande expressão nos mercados de moda, gastronomia, turismo e cosméticos — mesmo dentro do Brasil. As multinacionais francesas, como a L’Oréal, têm preferência por candidatos que conheçam o idioma. Para cargos de gerência e diretoria, ele é indispensável. No setor de hotelaria e turismo, o francês é um diferencial e muitas redes buscam candidatos que saibam a língua.

4. Ampliação do conhecimento cultural

A riqueza da cultura produzida em língua francesa é outro atrativo para investir no aprendizado do idioma. As diferentes artes — como a pintura, música, literatura, filosofia e audiovisual — históricas e contemporâneas, têm artistas e pensadores nativos no francês de grande expressão, como Jean-Luc Godard, Victor Hugo, Charles Baudelaire, Jacques Prévert, Édith Piaf, entre muitos outros.

A possibilidade de conhecer as obras no original abre um leque de compreensão muito maior que o permitido pelas traduções — que por melhor que sejam sempre encontram dificuldades para expressar pensamentos e sentimentos no contexto linguístico da cultural original.

Agora que você já conhece algumas razões para investir em um curso de francês e ser um falante de uma das línguas mais charmosas do mundo, confira algumas dicas para otimizar o estudo de outro idioma. E continue ligado no nosso blog, nós temos muitas dicas sobre o aprendizado e uso do francês!

FO_CTA_eBook09_EnriquecaVocabulario

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.