Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego em francês

Mandar seu currículo pela internet não foi tão difícil, e mesmo escrever sua lettre de motivation parece tarefa simples na hora em que você se depara com o maior desafio de todos: a entrevista de emprego em francês, cara a cara com o empregador, sem ajuda do dicionário, Bescherelle, professor ou universitários. Será que você está preparado? Descubra a seguir e garanta sua vaga no emprego dos seus sonhos! Veja só:

Saiba causar uma boa primeira impressão

Não importa em que canto do mundo você vai ser entrevistado: pontualidade e profissionalismo são pré-requisito para começar com o pé direito, certo? Mas não é só isso. A aparência — incluindo roupas, maquiagem, sapatos, acessórios e até cabelos, barba e unhas — também pode ser crucial na hora de causar uma primeira impressão positiva, por isso não negligencie essa parte da sua preparação.

Pesquise sobre os hábitos do país

Quando falamos de uma entrevista de emprego em francês, vale lembrar que ela pode acontecer em todo o universo da francofonia, que envolve, além da França, países como o Canadá e a Bélgica ou mesmo a Guiana Francesa e o Senegal, entre muitos outros. Sendo assim, é bom procurar conhecer um pouco sobre os hábitos e as formalidades do país em que você será entrevistado para não cometer nenhuma gafe, d’accord?

Fique atento às variedades linguísticas da região

Outro detalhe que pode variar, dependendo da origem dos seus entrevistadores, é a pronúncia e o significado de algumas palavras. No Quebeque, por exemplo, não há problema em aceitar um liqueur durante a conversa, já que o termo quer dizer refrigerante. Já na França, a palavra significa licor, e obviamente não deve ser associada ao ambiente de trabalho, não acha? Pesquisar sobre essas diferenças com antecedência vai te ajudar a evitar mal-entendidos e mostrar seu interesse em trabalhar naquele país ou região.

Estude o vocabulário da sua área

Se você vai ser entrevistado em francês, provavelmente é porque seus futuros empregadores esperam que você domine o idioma e use-o no dia a dia no trabalho, não é verdade? Nesse caso, não se esqueça de estudar o vocabulário técnico da sua área antes do dia da entrevista. Assim, você vai preparado para entender as perguntas do entrevistador e respondê-las adequadamente, sem que a dificuldade na língua atrapalhe seu desempenho.

Conheça o seu futuro empregador

Se aqui no Brasil muita gente vai a uma entrevista de emprego sabendo apenas o mínimo necessário sobre a empresa — o cargo a que está se candidatando e o salário —, no mundo francófono, quanto mais você mostrar ter aprendido sobre a organização, melhor. Entre no site do empregador e fique por dentro das principais atividades da empresa, sua história, principais cabeças por trás da marca, etc. Tente descobrir mais sobre como seria o seu trabalho lá e crie argumentos que mostrem que você está preparado para exercê-lo.

Pratique muito antes do grande dia

Assim como em qualquer outra coisa na vida, em uma entrevista de emprego em francês, a prática também leva à perfeição, mas como você seguramente não quer ter que passar por muitas seleções antes de conquistar a sua vaga, o melhor é fazer uma simulação antes do grande dia mesmo. Converse com um professor ou amigo, pense no que pode ser perguntado, prepare possíveis respostas a cada questão, assista a vídeos e áudios de entretien d’embauchee pratique sua pronúncia, construção gramatical e vocabulário. Tudo isso vai te dar mais segurança para dar o seu melhor na hora da entrevista e mostrar do que você é capaz!

E aí, acha que está preparado para o seu entretien ou ainda tem alguma dúvida te atormentando? Comente aqui embaixo e conte com a nossa ajuda para conquistar sua vaga!
FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.