5 filmes franceses que já ganharam um Oscar e que você precisa assistir

A França é, definitivamente, um país voltado para a arte e a cultura. Já falamos aqui no blog sobre as músicas e seriados de TV e até mesmo de filmes que você pode assistir pela internet, de graça. Só que os amantes da sétima arte sabem que muitos filmes franceses conseguiram um grande destaque internacional. Tanto que acabaram levando para casa a estatueta mais famosa do cinema: o Oscar.

Fizemos uma lista de alguns desses premiados em diferentes categorias, contando um pouco de cada história e deixando você ainda mais curioso para também conhecer esses títulos. Vamos a eles?

1. La Nuit Américaine (A Noite Americana)

François Truffaut é um dos diretores franceses mais conhecidos e cultuados. A Noite Americana, dirigido por esse mestre, é um filme dentro de um filme, em que um cineasta (papel do próprio Truffaut), tenta fazer o seu filme entre crises no elenco e nos problemas nos bastidores. A produção, além de conquistar o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1975, também rendeu indicações para a Direção, Melhor Roteiro Original e Atriz Coadjuvante (Valentina Cortese).

2. La Môme (Piaf – Um Hino ao Amor)

Este filme francês de 2007 conta a história da cantora Edith Piaf, uma das mais emblemáticas do país (e famosa pelo mundo afora). A produção foi indicada ao Oscar em 3 categorias: Melhor Atriz Principal, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino e levou duas estatuetas: Melhor Maquiagem e a atriz Marion Cotillard levou o Oscar pela sua interpretação da cantora. Além do Oscar, a produção conquistou diversos prêmios pelo mundo afora.

Uma curiosidade: essa foi a primeira e única vez em que uma atriz francesa conquistou a estatueta em uma produção falada em francês.

3. Indochine (Indochina)

Protagonizado pela atriz Catherine Deneuve (a eterna Bela da Tarde) o filme conta a história de Éliane, dona de uma plantação na colônia francesa de Indochina, através dos anos, tendo como pano de fundo o crescimento de nacionalismo vietnamita.

Foi responsável pela única indicação de Deneuve ao Oscar de Melhor Atriz até os dias atuais. A produção acabou levando o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 1992.

4. Amour (Amor)

Obra do austríaco Michael Haneke, conta a história de uma senhora, Anne, que sofre um derrame que paralisa o lado direito do seu corpo. Enquanto sua filha, que mora fora, quer interná-la em um asilo, o marido de Anne não quer quebrar a promessa de manter a esposa em casa.

Emmanuelle Riva é a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar com sua interpretação de Anne e o filme, vinte anos depois de Indochina, em 2012, levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

5. Le Mozart des Pickpockets

E vamos terminar a nossa lista com este filme curta-metragem, que levou a estatueta dourada da Academia em 2007. É bem interessante porque acompanha um grupo de ladrões que vivem de pequenos furtos nas ruas de Paris. A história mostra uma França atual, sob o ponto de vista dos muitos imigrantes que tentam a vida no país.

Agora que você foi apresentado a alguns dos filmes franceses que já conquistaram o Oscar, vale correr para conhecer esse e outros títulos para praticar o idioma e aprender mais. Consequentemente, a assimilação de expressões idiomáticas se torna mais fácil, assim como a familiaridade linguística.

Outro aspecto importantíssimo deste aprendizado é inserção da cultura francesa através de suas produções cinematográficas, o que, com certeza, promove o desenvolvimento da intelectualidade e favorece a ampliação da visão do espectador que estuda a língua. Se você conhece outros filmes franceses, ou quer mais dicas, deixe o seu comentário!

Imagem: Amour, 2012

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.