7 melhores músicas em francês para ajudar nos estudos do idioma

Para quem está nos primeiros anos de aprendizado do francês, transformar a bagunça sem sentido de sons produzidos pelos falantes mais avançados ou nativos em palavras e frases coerentes pode parecer um grande desafio, mas sabia que tem um jeito muito prazeroso de treinar o seu ouvido para ficar craque nas lições de escuta? Ouvir músicas em francês, além de ser divertido, ajuda o seu cérebro a começar a distinguir os sons da língua e até a melhorar a pronúncia e aumentar o vocabulário. Que tal experimentar esse método de estudos? Confira as nossas sugestões de chansons para você praticar o francês relaxando!

“Мon amour, mon ami”, de Marie Laforêt


Interpretada pela atriz e cantora Marie Laforêt, que foi musa dos anos 1970, “Mon amour, mon ami” ficou famosa por uma cena do filme “8 Mulheres”, de 2002. Como a melodia e as palavras são bem repetitivas, é fácil decorar a letra, e a pronúncia de Laforêt é clara e facilita a compreensão. Além disso, você também pode assistir ao filme para praticar ainda mais! Que tal?

“Sympatique”, de Pink Martini

Na verdade, o Pink Martini é uma banda dos Estados Unidos, mas eles têm algumas canções em francês, entre elas a “Sympatique”. Além de não ser muito complicada de entender, o clipe oficial da música é uma espécie de paródia de um livro didático de francês, trazendo vocabulário de um jeito engraçado e divertido!

“Les maudits français”, de Lynda Lemay


Excelente para começar a entender as diferenças entre o francês standard e o québecois, essa canção hilária é interpretada pela quebequense Lynda Lemay, fazendo referência não só às diferenças de linguagem como também de cultura entre o Quebec e a França. Confira o vídeo com a letra!

“Quelqu’un m’a dit”, de Carla Bruni


Ser modelo, cantora e ainda por cima primeira-dama da França não deve ter sido nada fácil para Carla Bruni no governo de Sarkozy. Mesmo assim, ela parece ter dado conta do recado, pelo menos no quesito musical: “Quelqu’un m’a dit” é uma de suas músicas em francês que tornou-se sucesso internacional! Embora a letra não seja das mais simples, ela pode te ajudar a ganhar vocabulário, entender algumas construções mais complexas e até treinar a compreensão de um francês menos certinho, com mais sílabas faltando na fala.

“Les cornichons”, de Nino Ferrer


Apesar de ser bem antiga, essa música é engraçada, não é difícil de entender e ainda tem uma melodia que gruda na cabeça. Ela conta a história de alguns amigos que saíram para um pique-nique, citando uma variedade enorme de vocabulário de comidas em francês. Você vai ficar com fome só de escutar!

“En chantant”, de Michel Sardou


Michel Sardou é um cantor francês que fez sucesso nos anos 1970 e 1980 e recentemente voltou às rádios graças à trilha sonora do filme “A família Bélier”, composta principalmente por músicas suas. “En chantant” é uma ótima pedida para entender o gérondif, assim como praticar o imparfait e o passé composé, e você ainda pode escolher se gosta mais da versão original ou da adaptação com o coral do filme!

“Douce France”, de Charles Trenet


Essa canção é interessante não apenas por ser um dos poucos clássicos de fácil compreensão como também pela sua história. Durante a 2ª Guerra, Charles Trenet já era um cantor famoso na França, mas nesse período, sua amizade com franceses judeus e homossexualidade declarada o levaram a ser acusado pelo governo colaboracionista e até interrogado pela Gestapo, acredita? Nesse contexto, “Douce France” virou hino da Resistência e símbolo da liberdade na França!

Ficou com vontade de estudar francês ouvindo música? Então você vai adorar saber mais sobre o nosso ateliê Écoute! Canções em Francês, em que iremos descobrir mais sobre a música popular francesa, entender as letras e conversar sobre o assunto en français. Clique no link e fique por dentro!

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.