Surgiu uma oportunidade de trabalhar na França, e agora?

A França é o país da Europa com a melhor qualidade de vida, segundo a classificação da organização International Living. A infraestrutura associada ao fácil acesso aos serviços públicos de excelente qualidade, à cultura e à educação de qualidade, além de uma comida de excepcional procedência, são ótimos motivos para decidir viver ou mesmo trabalhar na França, nem que seja somente por algum tempo.

Entretanto, trabalhar em um país estrangeiro pode parecer uma incrível oportunidade para algumas pessoas, mas soar amedrontadora para outras. Ainda mais nos casos em que não se está acostumado a lidar com uma cultura diferente da nossa e, pior ainda, quando não se domina a língua do país no qual há uma oportunidade de trabalho disponível.

Surgiu uma oportunidade para você trabalhar na França e está confuso sobre o que fazer? Acompanhe nosso artigo de hoje para solucionar suas dúvidas. Confira!

Saiba como lidar com a questão do idioma

Mesmo que você não domine o idioma francês, desistir de uma oportunidade de trabalhar na França em função disso não é, absolutamente, uma boa ideia. Existem formas rápidas e eficientes de se aprender ou aperfeiçoar a língua francesa.

Se você tem pouco tempo disponível, não hesite em inscrever-se em um curso que foque na utilização prática da língua e faça uma imersão no idioma. Solicite ao seu professor que lhe ensine, além da estrutura básica para você poder se virar por lá, o vocabulário mais utilizado no ambiente onde você trabalhará.

Além disso, existe uma quantidade gigantesca de materiais que ensinam o idioma francês na internet, disponíveis gratuitamente. Vídeo-aulas, apostilas, exercícios… Separe alguns momentos de seu dia para navegar por esse mundo. Escute músicas, leia livros e assista séries e filmes franceses. Isso fará com que você acostume seus olhos e ouvidos à língua, e ela não lhe pareça um monstro de sete cabeças.

Descubra o que é essencial para trabalhar na França

Como cidadão de um país não-membro da União Europeia, você precisa de um visto especial para poder exercer atividades remuneradas na França. Se alguma empresa francesa lhe proporcionar a oportunidade de trabalho, ela lhe concederá os documentos necessários para solicitar essa autorização.

Estudantes estrangeiros, via de regra, não podem exercer atividade remunerada no país. Porém, graças a um acordo firmado em 2014 entre Brasil e França, alguns vistos de trabalho para estudantes brasileiros em solo francês podem ser concedidos, autorizando o estudante a trabalhar por até um ano. Consulte o consulado francês mais próximo para maiores informações.

Agarre a oportunidade

Se surgiu uma proposta para você trabalhar na França, não desperdice essa oportunidade, por mais assustador que isso possa parecer. Sair da zona de conforto nunca é fácil e exige muita coragem. Porém, os resultados desse tipo de atitude são, em 99% dos casos, os melhores que se possam imaginar.

A França é um país com excelente qualidade de vida e oportunidades. Lá você aprenderá uma nova língua (acredite: você conseguirá!), conhecerá novas pessoas, novos costumes e ampliará sobremaneira seus horizontes. Respire fundo e se jogue! Você só tem a ganhar!

E você, pensa em trabalhar na França? Quais são seus maiores medos e anseios? Compartilhe sua opinião nos comentários e enriqueça a discussão sobre o assunto!

FO_CTA_eBook06_CursoFrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.