Saiba mais sobre os costumes dos franceses e evite gafes

A França é o país que mais recebe visitantes no mundo todo. Sim, o país é fascinante apesar dos franceses, como dizem algumas brincadeiras de gosto duvidoso. Um julgamento precipitado pode produzir opiniões estereotipadas sobre os franceses, do tipo “são mal humorados, não tomam banho, não gostam de turistas”. Para não ser injusto, evite generalizações.

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre os costumes dos franceses, tanto para não cometer gafes quando estiver visitando seu belo país quanto para evitar opiniões precipitadas e equivocadas.

1 – Gastronomia é um patrimônio nacional

Não é por acaso que os chefs mais famosos mundialmente são os franceses. Na França, gastronomia é uma arte: eles amam comer bem e gostam de comida saudável saboreada devagar, como se fosse um ritual sagrado. Talvez por isso estejam sempre em boa forma física! Já percebeu como é raro ver franceses acima do peso?

Eles tratam a comida com muito respeito. Não use faca para cortar a salada no prato! E se você tiver o privilégio de ser convidado para jantar na casa de franceses, retribua a gentileza levando flores ou um bom vinho para seus anfitriões.

2 – O garçom tem sempre razão

Muitos garçons franceses costumam ser apressados, de pouca conversa e servirem com um arzinho de superioridade. Afinal, é ele quem vai permitir que você desfrute das delícias da culinária francesa. Não reclame, é o jeito deles mesmo. Outro motivo para não reclamar é que, em um governo socialista, o dono do restaurante talvez prefira perder o cliente a enfrentar a força do sindicato e despedir o garçom. Dessa forma, releve, tome outra taça de vinho e saboreie o jantar!

3 – Eles são reservados, mas muito educados

Acostume-se a sempre dizer as palavras mágicas que muitos brasileiros esquecem: bonjour, excuse-moi, s’il vous plaît e merci beaucoup. São palavras que fazem parte do cotidiano e do costume de todos os franceses. E, ao se despedir, não se esqueça de desejar bonne journée. Os franceses podem não sorrir com facilidade como os brasileiros, mas são muito bem educados.

Não deixe de conferir este post para melhorar sua pronúncia na língua francesa!

4 – Eles não gostam de falar inglês

Há uma história que diz que até hoje os franceses não perdoaram os ingleses por terem mandado Joana D’Arc para a fogueira, e por isso não gostam de falar inglês. Na verdade, o que acontece é que julgam arrogante que você já se dirija a eles em inglês, ignorando que a língua nacional é o francês. Então, comece a conversa se desculpando por não falar francês (“Je suis desolé, je ne parle pas Français!”) e eles vão se esforçar para responder em inglês. Mas o melhor mesmo é investir em um bom curso de francês antes de sua temporada no país. Afinal, nisso eles têm razão: você está na França, onde se fala francês, não inglês.

5 – A semana de trabalho é mais curta

Enquanto no Brasil a semana de trabalho é de 44 horas, os franceses só trabalham 35 horas por semana. Vitória do governo socialista. Mas nem pense em insinuar que eles trabalham menos do que nós: os índices de produtividade do trabalhador francês são bem altos!

6 – Os franceses são politizados

E esperam que você também seja, caso contrário, vão interpretar sua falta de opinião política como fraqueza. Então, prepare-se para bons debates, pois eles vão tentar te convencer que a posição deles é a certa.

Se quiser saber mais sobre os costumes, especificamente dos parisienses, não deixe de conferir este post!

7 – Eles são cultos e gostam de ler

Aproveite para colocar a leitura em dia você também, frequentando os livreiros à margem do rio Sena e visitando a livraria Shakespeare & Co., um ícone da capital francesa que fica no Quartier Latin, bem perto da Catedral de Notre Dame. Assim, você terá argumentos para discutir política com seus amigos franceses.

8 – Pétanque e greve também são costumes franceses

O primeiro esporte favorito dos franceses chama-se pétanque, um jogo parecido com a bocha. Dizem que o segundo são as greves e manifestações. Então, se houver greves enquanto você estiver por lá, evite uma postura crítica, seja solidário e aceite os transtornos que são inevitáveis, mas temporários.

E aí, gostou de saber mais sobre os costumes dos franceses? Venha curtir nossa página no Facebook e trocar ideias conosco! 😉

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.