Qual é a sua profissão? Saiba quais áreas precisam do francês fluente!

 Dominar outro idioma, além do inglês, deixou de ser diferencial para se tornar requisito básico dos profissionais que almejam voos mais altos em suas carreiras.

Se você tem esse desejo, o francês fluente pode ser o atalho mais produtivo rumo a novos caminhos.

Entre as línguas mais faladas no planeta e bastante requisitada por várias empresas francesas sediadas no Brasil e no mundo, o francês, além de sua rara beleza faz com que o profissional que a ele se dedica se destaque no mercado de trabalho.

Além da França, países como Canadá, Bélgica e Suíça se apresentam aos brasileiros como oportunidade para cursos de intercâmbio, pós-graduação e atuação direta no mercado profissional.

No Brasil, 1 milhão de profissionais estão empregados em cerca de 600 companhias que têm o francês como língua de suas matrizes. Ele aparece com frequência na diplomacia, na cultura, nos estudos, no turismo, na moda e nos esportes.

A seguir você verá 6 áreas nas quais ter francês fluente fazem toda a diferença. Além disso, trazemos informações para facilitar a decisão de buscar uma colocação em outro país.

1. Indústria automobilística

Se a maioria das montadoras automobilísticas está presente na Alemanha, é na França que estão as grandes indústrias de autopeças e artefatos de borracha para esse segmento.

Além do fato de a região de Paris abrigar dois grandes fabricantes mundiais de automóveis: a Renault-Nissan a número 4 do mundo e a Peugeot-Citroën, a número 8.

A indústria automobilística francesa em números:

– 3 em cada 4 veículos fabricados pelos dois grupos franceses são vendidos fora da França.

– 23% de todos os veículos vendidos na Comunidade Europeia são franceses.

– 10% da população economicamente ativa trabalha direta ou indiretamente para a indústria automobilística.

Sem contar as montadoras francesas, que vêm se espalhando pelo mundo, inclusive no Brasil.

Profissionais das áreas de engenharia, administração com ênfase em comércio exterior e química têm na França um celeiro de oportunidades para impulsionar a carreira.

2. Gastronomia

A gastronomia mundial tem na França o seu apogeu em termos de tradição, glamour, qualidade e diversidade.

Renomados profissionais da área têm a França como a segunda paixão — atrás apenas da própria gastronomia. Não só pela notoriedade e visibilidade mas também pelo nível de exigência do segmento que apesar de recheado de inovações tem o cuidado de não perder a tradição e os espaços já conquistados.

Profissionais da gastronomia, paralelamente ao aprendizado dessa arte, devem se dedicar ao idioma francês, pois, ainda que de passagem, muitas idas e vindas a esse berço da arte gastronômica acontecerão ao longo da carreira.

Cada região da França o convida a saborear as suas especialidades. Experimentar o ‘art-de-vivre’ francês e enriquecer os seus encontros com produtores dos mercados locais, ou dos Chefs franceses que transmitem diariamente suas paixões e amor ao seu trabalho, da cozinha para o seu prato.

Fins gourmet ou amantes dos bons produtos, você vai adorar a variedade de sabores para descobrir em cada região e vai precisar estar em dia com a língua francesa para aproveitar na totalidade a experiência!

Para quem não é da área, um breve passeio pela cultura francesa é sempre enriquecedor.

3. Cosméticos

O segmento de cosméticos na França abre constantemente novas portas de trabalho para profissionais de diversos países. Normalmente essas vagas são de gestão em cargos de médio e alto escalão, nos quais o francês fluente é obrigatório.

Até mesmo profissionais de outras funções precisam de fluência no idioma, pois manuais operacionais e toda a comunicação corporativa depende de sua boa compreensão.

Dentre as 20 marcas de beleza mais valiosas do mundo 7 são francesas, dentre elas estão:  L’oréal, Lancôme, Christian Dior, Chanel, Garnier.

É um mercado muito promissor, constantemente em alta.  O grupo L’oréal por exemplo é referência no setor. Presente em 140 países nos cinco continentes, e dono de 32 marcas internacionais.

O grupo tem três principais programas de ingresso: o programa de estágio, aberto a todos os universitários; o The Management Trainee Program, oferecido aos recém-formados; e o Brandstorm, um desafio de marketing que estimula os jovens do mundo todo a expressarem os seus talentos e a assumirem o papel de um líder de uma grande marca internacional.

4. Petróleo e gás

Presente mundialmente, essa indústria procura se instalar em países com maior estabilidade econômica e política.

Com o potencial de consumo europeu e os mercados adjacentes, a indústria de petróleo e gás instalada na França leva para o país profissionais de todas as partes do mundo. Com objetivo de facilitar a integração de ideias e assimilação das particularidades dos diferentes mercados.

Dentro desse cenário, aprender francês é o diferencial determinante para o sucesso.

A necessidade global de interação entre os diversos povos e culturas, com foco em gerar mais negócios e expandir os horizontes mercadológicos, resultou em uma exigência de aprofundamento na comunicação e compreensão detalhada das nuances e diversidade de cada mercado.

5. Direito Público

Durante aproximadamente duzentos anos, foi a cultura francesa a principal fonte estrangeira de nossa formação intelectual (somente no século passado, em torno da década de 60, é que este papel foi tomado pela cultura americana, que, hoje, predomina largamente).

Até mesmo o pouco que se sabia da recente Constituição Americana era através de tradução francesa.

A influência francesa que é muito forte no direito administrativo, no direito internacional e no direito civil.

O direito administrativo brasileiro, que vem sendo ensinado no curso jurídico desde 1854, é inteiramente tributário do direito francês.

No direito internacional, quer público, quer privado, a influência dos autores franceses sobre os brasileiros é total.

No direito civil, do direito francês, herdou a dicotomia: Código Civil e Código Comercial.

Por esse motivo há muita bibliografia nesse idioma. Bom conhecimento da língua francesa também é importante para quem pretende seguir a carreira diplomática.

6. Filosofia

A filosofia francesa teve uma imensa influência na filosofia brasileira. Grandes nomes tais como Michel Foucault e Gilles Deleuze estiveram no Brasil e até mesmo redigiram e apresentaram trabalhos aqui.

Diante de tal herança, realizar estudos nessa disciplina nos dois países, seja através de um intercâmbio acadêmico ou ainda de uma candidatura individual, e realizar parte de sua formação em uma universidade francesa é um projeto realizável.

A França é mundialmente reconhecida pela qualidade da sua metodologia de ensino. As formações em Ciências Sociais permitem adquirir capacidades de análise, leitura e habilidades nas expressões orais e escritas.

A Filosofia pode lhe abrir portas em outras áreas novas que estão sendo desenvolvidas como por exemplo a especialização em desenvolvimento sustentável.

Compreende por que o idioma falado no berço cultural mundial é tão importante? Aprender francês é uma excelente estratégia para investir em seu futuro profissional!

E para dar esse importante passo, é preciso atenção à qualidade da escola de francês que você irá buscar. A qualidade poderá ser avaliada pelos seus indicadores – instalações, professores, projeto pedagógico ou pelo produto final – aferido pelo mercado de trabalho.

Mas em relação a qualquer produto ou serviço, o ensino é uma tarefa realizada a quatro mãos. Depende do interesse do aluno, de seu conhecimento anterior, de sua vontade de aprender e de seu projeto de vida.

Vale a pena ter em conta, ainda, que profissionais que planejam passar um tempo na França ou em outro país de idioma francês com o foco no trabalho,  devem buscar especificamente o francês para fins profissionais. Essa especificidade torna o aprendizado mais rápido.

Nosso post sobre francês fluente foi valioso para você? Confira nosso artigo: o que é melhor? Pós-graduação ou intercâmbio para a França? Sendo o francês o segundo idioma mais falado no mundo corporativo, torna-se desnecessário falar sobre a importância desse aprendizado, certo? 

FO_CTA_eBook07_Belgica

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *