Pós-Graduação ou Intercâmbio para França: O que fazer primeiro?

Após terminar a graduação muitos jovens enfrentam o dilema de definir a melhor opção para  a construção de uma carreira de sucesso.

Para tornar-se um profissional bem sucedido é imprescindível estudar e se renovar sempre.  Para tal, o que aprende-se após a conclusão da faculdade será certamente um diferencial.

Conquistar uma vaga no disputado mercado de trabalho é um desafio que fica ainda mais difícil para quem não se atualiza e não está preparado. Para destacar-se as opções mais comuns são: cursar uma Pós-graduação ou realizar um Intercâmbio. Por sabermos da importância da língua Francesa no mercado de trabalho, falaremos, especificamente das vantagens de uma Pós-Graduação e de um Intercâmbio para França.

Vamos lá?  

Saiba que uma coisa não anula a outra: Defina prioridades!

O importante é saber determinar o que é efetivamente mais vantajoso para a carreira escolhida. Um não é mais valorizado do que outro na seleção de profissionais. Ambos tem o seu valor, e se a empresa proponente der mais peso pra um do que outro, desconfie do processo seletivo.

Tudo vai depender do seu momento e sempre há tempo para aprender, não se desespere achando que está tomando uma decisão errada.

As principais diferenças:

Para uma pós-graduação, é preciso pesquisar os cursos oferecidos, suas ementas, cargas-horárias, reconhecimento no mercado, as instituições e suas estruturas tecnológicas e docente, a validade dos certificados e diplomas emitidos além, claro, de calcular o valor do investimento necessário. No caso da França, existem algumas áreas que são mais promissoras. Confira aqui. 

Já o intercâmbio é uma experiência muito mais ampla e que atinge não só a construção de seu currículo, mas muitos outros aspectos da sua vida. Você vai vivenciar outros aprendizados: nova cultura, novo idioma, novos negócios, distanciamento familiar e tantos outros desafios do cotidiano em um local desconhecido.

Vantagens de fazer pós-graduação na França:

  • Aprimoramento de conhecimentos específicos;
  • Oportunidade em áreas muito vantajosas;
  • Possibilidade de cursar em qualquer momento após a formação;
  • Ênfase no aspecto prático;
  • Independe da idade e não precisa de mudanças drásticas;
  • Favorece o networking;
  • Potencializa mudança de carreira;

Vantagens de fazer intercâmbio para França

  • Vivência no exterior, com cultura, língua estrangeira e hábitos diferentes;
  • Desenvolvimento de maturidade pessoal e profissional;
  • Aprendizado do gerenciamento financeiro;
  • Chamar atenção das multinacionais que precisam de profissionais com um segundo idioma;
  • Possibilidade de estudar e/ou trabalhar no exterior.

O diferencial para os estudantes de línguas estrangeiras:

Para os estudantes de idiomas, o intercâmbio na França é uma opção bastante utilizada para adquirir melhor fluência no Francês e os resultados são bem expressivos.

Mas antes de optar pelo intercâmbio, é primordial garantir algum nível de capacidade de comunicação no Francês. Consultar um especialista no idioma e pedir para analisar se está apto é um passo importante do planejamento da viagem.

Unindo o útil ao agradável

A França é um destino cheio de história, cultura, belezas naturais e muito charme e por isso destaca-se na lista de interesse de intercambistas, sendo as cidades mais procuradas: Paris, Nice, Biarritz, Bordeaux e Martinique.

Sendo a França uma das maiores economias do mundo, com grandes investidores e visitantes do mundo inteiro, além de possuir muitas universidades classificadas como as melhores instituições da Europa e do mundo em áreas de negócios, engenharia, arte, design e escolas de culinária, um curso de francês é uma ótima oportunidade.

Com domínio do idioma, aumentam-se as chances de conseguir bolsas de estudo com o governo francês, especialmente para pós-graduação.

Ou seja, falando francês você não precisa escolher entre a Pós-graduação e o Intercâmbio. Faça os dois! 😉 

 

FO_CTA_eBook14_TestesProficiencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *