6 curiosidades sobre a cultura francesa que você adorará saber

Com certeza você já ouviu falar muito sobre o povo francês e conhece até mesmo alguns estereótipos, como o fato deles não gostarem de se comunicar em inglês ou terem hábitos de higiene considerados peculiares para nós, brasileiros.

Porém, quais curiosidades sobre a cultura francesa você de fato conhece? Selecionamos algumas para você se aprofundar no tema e descobrir muito mais particularidades sobre esse país. Boa leitura!

1. O pão francês não tem origem francesa

Se você estiver indo para a França, não vai ter muito sucesso ao pedir um “pão francês” em nenhuma das padarias locais. Por essa você não esperava, não é mesmo? Na verdade, a baguete é o tipo de pão mais comum por lá.

Acredita-se que a versão brasileira, também conhecida com “pão de sal”, é uma réplica criada ainda no século XIX, a partir da descrição oral de viajantes que tentavam reproduzir a iguaria consumida em terras francesas.

Por isso, lembre-se de pesquisar mais sobre a cultura e os costumes de um local antes de visitá-lo para evitar gafes e constrangimentos.

2. O petit gâteau não é o que conhecemos

A mesma atenção ao pedir um pãozinho francês vale caso você deseje saborear um típico petit gâteau. De acordo com a tradução literal da expressão, ao pedir um “petit gâteau” a um garçom, ele poderá servi-lo com qualquer bolo ou biscoito genérico.

Não precisa se preocupar tanto: a receita que conhecemos no Brasil como petit gâteau é realmente francesa. Basta caprichar na pronúncia e pedir um biscuit de chocolat coulant ou um mi-cuit au chocolat e voilà!

3. Na França, “sair à francesa” é “sair à inglesa”

O francês é geralmente considerado frio, mas muito educado. Por isso, não é tão comum ter o hábito de sair de uma festa ou um evento sem se despedir dos demais convidados, já que isso pode facilmente ser considerado rude.

Essa prática, na verdade, foi iniciada pelos ingleses, mundialmente conhecidos por sua praticidade. Apesar do filer à l’anglaise (ou “sair à inglesa”) ter originalmente causado grande espanto entre os franceses, o costume acabou se tornando moda por volta do século XVIII e sendo popularizado em outras nações como um hábito francês.

4. Na cultura francesa, o Natal pode ser chamado de Réveillon

Para os franceses, a palavra “réveillon” tradicionalmente designa a refeição servida tanto na véspera do Natal quanto na véspera do Ano Novo. Ela deriva do verbo réveiller, que tem o sentido figurado associado a “acordar” ou “reanimar”.

Apesar da expressão ser aceita para ambas as datas, na prática, os franceses costumam usar noel para o natal e nouvel an para o ano novo.

5. A França é o maior exportador de vinho do mundo

A disputa entre Itália e França em termos de produção de vinho é bastante acirrada.

Em 2014, os franceses perderam a liderança para os italianos — segundo dados da Organização Internacional da Vina e do Vinho (OIV), foram 49,5 milhões de hectolitros contra 47,5.

Os dois países também competem entre os maiores consumidores da bebida, mas a França ganha em valores de exportação: só em 2015, a França faturou mais de 8 milhões de euros contra pouco mais de 5 milhões da Itália.

6. A Tour Eiffel é uma antena de rádio

Quem diria que o maior símbolo francês, a Torre Eiffel, é uma torre de transmissão radiofônica? Na verdade, foi essa utilidade que a salvou de ser demolida em 1909!

Inaugurada em março de 1889, ela foi originalmente construída como parte da Exposição Universal que comemorava o centenário da revolução francesa — e esse projeto previa que a obra fosse temporária.

Um dos principais pontos turísticos franceses, a Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo e ainda é o prédio mais alto da França. Também foi o mais alto do mundo até 1930.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa? Deixe um comentário neste post com outras curiosidades sobre a França e os franceses que você conhece e à tout à l’heure!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.