Conheça 13 técnicas para estudar francês e memorizar o vocabulário!

Muitos estudantes veem o francês como um dos idiomas mais bonitos e importantes do mundo, seja pela pronúncia, pela cultura por trás da língua ou pela sua grande influência no mercado de trabalho.

Ele é falado no mundo inteiro e é a segunda língua estrangeira mais ensinada. Ser fluente nesse idioma representa uma grande oportunidade para encontrar emprego no mercado internacional de trabalho.

Além disso, muitos têm a impressão de que aprendê-lo é algo que beira o impossível por conta da sua gramática, da pronúncia e até mesmo do vocabulário.

É importante ressaltar que o curso de Francês, na maioria das vezes, vem acompanhado de uma viagem cultural no mundo da ciência, das artes, da moda e da gastronomia uma vez que o Francês é considerado a língua da cultura.

Há muitas vantagens em aprender a língua francesa, por isso, separamos 13 técnicas para estudar francês que facilitarão seu aprendizado e farão você perceber que com um pouco de dedicação, logo estará afiado no idioma. Acompanhe!

1. Espalhe post-it pela casa

Rotular objetos comuns na sua casa como sofá, torneira, geladeira, rádio etc. com seus nomes em francês utilizando post-it é uma das técnicas mais fáceis e divertidas de fixar o idioma. Ao etiquetar tudo, em poucos dias, você vai se lembrar facilmente dos nomes de itens úteis e acrescentará muitas palavras ao seu vocabulário.

2. Ouça músicas para estudar francês

Aprender com música é sempre prazeroso. Uma vez que ela mexe com nossos sentimentos e emoções, as palavras ouvidas são memorizadas mais facilmente. Para isso, você precisa montar uma playlist com suas canções francesas favoritas e cantar junto, sem medo de errar! Como sugestão, procure por artistas como Carla Bruni, Vanessa Paradis, Zaz e Julien Doré.

3. Anote as palavras que você não conhece

Essa é uma das melhores técnicas para aumentar seu vocabulário. Ao manter um caderninho de palavras com as quais você não conhece bem, independente se você já as viu em um filme, aula, livro ou em algum programa de TV, você já procura saber seu significado e a memoriza mais rapidamente, acompanhando seu próprio progresso.

4. Memorize as palavras que compartilham a mesma raiz

Procurar palavras parecidas, que possuem a mesma classificação é outra excelente estratégia de memorizar o que está aprendendo. Por exemplo, quando você está aprendendo a palavra “écrire” (escrever), você também pode aprender “écrivain” (escritor) e “l’écriture” (a escrita). Isso garante que você conheça mais palavras exponencialmente, sem contar que seus significados vão ficar mais claros e fixos na sua memória.

5. Tente formar frases

Para cada palavra de vocabulário que você aprender, tente formar frases cotidianas que as incluam. Escreva pelo menos 3 sentenças diferentes com cada termo adquirido, ou até criar um pequeno parágrafo juntando alguns deles. Usando essa técnica para estudar francês, você estabelecerá um contexto para as palavras na sua cabeça, que é de grande utilidade na memorização do vocabulário.

6. Repita as palavras para estudar francês

Quando estiver estudando e aprender uma nova palavra, repita-a em voz alta. Visualizar as palavras por escrito é bom, mas dizê-las é melhor ainda. Isso porque você ativa regiões diferentes no cérebro do que quando simplesmente as lê, promovendo uma melhor fixação do som da palavra, além de treinar a sua pronúncia, é claro.

7. Estabeleça uma rotina para estudar francês

Fazer das técnicas de estudo uma rotina é a chave para aprender tudo rapidamente. Você não precisa gastar muitas horas para isso. Separar apenas alguns minutos diários para a tarefa pode fazer uma grande diferença na retenção das palavras que você aprende. Você até pode ficar com todas elas fresquinhas na cabeça por um tempo quando estuda ocasionalmente, mas logo as esquecerá.

8. Treine a pronúncia das palavras mais complicadas

No começo você vai sentir que é um pouco doloroso falar francês. Isso acontece porque os músculos usados para falar o Português são diferentes dos que são usados para falar o Francês.

Então, no primeiro momento o mais importante é conseguir falar e ser compreendido, e com o tempo e a prática, muito em breve você vai estar falando como um parisiense. Preocupe-se no início com a pronúncia, pois o sotaque vem depois.

9. Aprenda a escutar

Antes de começar a falar, escute para entender todos os sons da língua. Ouça a pronúncia das vogais e comece por elas. No Português, “ou” seria pronunciado “o-u”, já no Francês se pronuncia “u”, portanto há muitas diferenças e para ser fluente você vai precisar memorizá-las.

10. Treine a sua boca

Exercite a musculatura da sua boca, se precisar treine na frente do espelho. O segredo para uma boa pronúncia do Francês está nos movimentos que você faz com a boca. O “i”, por exemplo, vai precisar de um sorriso para ser pronunciado, pois ele é bem mais aberto do que no Português.

11. Consuma conteúdo

Ouça podcasts acompanhando a leitura, assista aos vídeos no youtube, ouça músicas em francês, veja programas de TV, enfim, treine e esteja sempre praticando. Repetir exaustivamente a pronúncia das palavras mais complicadas é um dos segredos para aprender e melhorar sua fluência.

12. Troque o idioma para o Francês

Todos adoram assistir a filmes, navegar nas redes sociais e ficar um bom tempo no celular, não é mesmo? Pois então, aproveite essas oportunidades para praticar o francês. Mude todas as legendas e áudios para a língua francesa.

Você estará aprendendo de maneira divertida e sem perceber. Não é a melhor forma de aprender uma nova língua?

De início, deixe apenas a legenda no francês, depois de adquirir mais prática, você poderá ficar só com o áudio.

Opte por filmes ou séries que tratem assuntos do cotidiano para facilitar sua compreensão. Concorda que começar ouvindo termos específicos sobre direto, finanças, medicina, por exemplo, vai ser bem mais complexo? Então, vai devagar!

13. Faça amizade com nativos

Isso pode ajudar e muito! A melhor maneira de aprender algo novo é de forma descontraída e divertida. Sendo assim, nada melhor que aprender francês em uma conversa informal com um amigo!

Como o francês exige movimentos da boca bem diferentes, pode parecer estranho, mas é bastante eficaz observar a pronúncia de uma pessoa para aprender. A pronúncia precisa ser treinada, então tente imitar o som e prestar muita atenção na forma como um nativo fala.

Lembre-se que não existe apenas uma maneira de aprender uma língua estrangeira. Cada pessoa tem um perfil diferente, então teste vários modos de aprender a língua e descubra qual o método que melhor se encaixa no seu perfil. Siga essas técnicas para estudar Francês e conquiste uma boa pronúncia!

Tente aprender se divertindo. Mantenha o seu ritmo e aproveite cada oportunidade do dia para treinar. Seja no trabalho, em casa, na escola, na sala de espera de um consultório, enfim, se tem alguns minutinhos, coloque o fone de ouvido ou pegue o livro e mão na massa!

Gostou das técnicas para estudar Francês e quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Então baixe agora mesmo o e-book “Práticas efetivas para aprender Francês no dia a dia” e fique por dentro das novidades!

 

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.