7 filmes super interessantes para ajudar você a aprender francês!

Você sabia que é possível aprender francês sem nem sair de casa, de uma forma descontraída, que oferece diversão e aprendizado na mesma medida? Isso é possível através do cinema!

Mesmo que você ainda seja iniciante no francês, ver filmes possibilita um contato direto com a língua. Isso porque eles têm muitos diálogos, elementos da cultura e da sociedade e apresentam situações do cotidiano. São janelas diretas para o mundo linguístico e cultural de outros países.

Para maximizar seu aprendizado, tente assistir aos filmes com legendas em francês. Também fique atento à pronúncia, às gírias e as expressões idiomáticas usadas pelos personagens.

Pensando em te ajudar, preparamos uma lista com 7 filmes super interessantes para você aprender francês. Confira!

1. Albergue espanhol (L’auberge espagnole)

O filme é sobre Xavier, um estudante de economia francês que faz um intercâmbio em Barcelona. Lá, ele divide um apartamento com seis jovens de vários lugares da Europa. Eles se envolvem em confusões e situações engraçadas.

Além de ser um filme muito divertido, tem uma pegada jovem, envolvendo estudantes no intercâmbio e histórias de amor internacionais. Os mochileiros de plantão irão adorar!

2. Piaf: um hino ao amor (La môme)

Filme excelente sobre a famosa cantora francesa Édith Piaf. A vida de Piaf foi repleta de altos e baixos. Teve uma infância e adolescência difíceis, mas foi descoberta cantando na rua aos dezenove anos, tendo uma ascensão meteórica ao estrelato.

É um longa-metragem marcante, para ver e rever. Recomendado para aqueles que gostam de música!

3. Intocáveis (Intouchables)

Um dos filmes queridinhos do cinema francês dos últimos anos. Baseado em fatos reais, narra a história de um aristocrata francês (Philippe) que sofre um acidente e fica tetraplégico. Contrata então um enfermeiro de origem senegalesa (Driss) para ajudá-lo.

Forma-se uma relação de amizade única entre os dois, recheada de momentos engraçados e aventuras inusitadas. Um longa dramático e leve ao mesmo tempo. Não perca!

4. A glória de meu pai (La gloire de mon père)

O filme trata sobre a vida de um garoto francês (Marcel) na virada do século XIX para o século XX. Marcel e a sua família passam as férias de verão em Provença, no meio de campos e plantações, onde ocorrem muitas travessuras e aprendizados.

É um filme leve e repleto de paisagens bucólicas. Perfeito para relaxar e descobrir lugares alternativos da França, que não são muito retratados no cinema.

5. As invasões bárbaras (Les invasions barbares)

Clássico filme canadense que retrata os últimos dias de Rémy, um intelectual marxista no Quebec. Esse é um longa mais dramático, com um enredo mais sofisticado e situações mais conflituosas. É um filme ótimo para pensar sobre a vida, então reserve-o para momentos mais reflexivos.

É também uma ótima sugestão pois mostra os costumes e hábitos do Quebec, além, é claro, do francês canadense.

6. O fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain)

Quem nunca viu a história de Amélie, não sabe o que está perdendo! Esse é um filme magistral sobre uma tímida mulher francesa, que passou a infância isolada das outras crianças.

O longa-metragem teve cinco indicações ao Oscar. Um dos motivos é a forma poética em que ele narra a história da personagem, assemelhando-se aos contos de fada. Quem gosta de artes plásticas, efeitos visuais ou um cinema de alta qualidade, irá adorar o filme!

7. Dentro da casa (Dans la maison)

Esse é mais outro ótimo filme francês. Unindo a comédia, o drama e o suspense, ele subverte a maneira tradicional de narrar uma história.

O filme conta a vida do professor Germain com seu aluno Claude. Claude está com problemas familiares e exprime suas desavenças por meio das redações semanais. O espectador fica hipnotizado com os relatos, que são lidos pelo professor, e fica esperando com expectativa o que vai acontecer em seguida.

Já comprou uma pipoquinha para aprender sua língua favorita? Confira aqui ainda mais maneiras inteligentes de estudar francês!

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.