6 dicas para gerenciar seu tempo com o estudo do francês

Aprender um novo idioma é sempre bem-vindo e um dos mais falados é o francês.

Mas essa, normalmente, não é uma das tarefas mais fáceis para nós. Estudo e aprendizado exige concentração, organização e planejamento. E para que tudo fique em ordem, saber gerenciar o tempo é essencial.

Para te ajudar a facilitar os seus estudos em francês resolvemos indicar algumas dicas que, se colocadas em prática, serão de grande valia na hora dos estudos. Acompanhe!

Dicas para gerenciar o tempo de estudos na língua francesa

Monte um cronograma

Determinar um horário e manter a disciplina para cada coisa do seu dia é muito importante e, assim, você aproveita melhor o seu tempo. Saiba montar um bom plano de estudo, o seu horário de trabalho, exercícios, refeições e lazer.

Dependendo do seu ritmo, você pode escolher quantas aulas por semana deseja ter. Por exemplo, se você deseja aprender o mais rápido possível e tem tempo para se dedicar, pode assistir aulas 3 vezes por semana com cada uma durando, em média, 2 horas.

Evite distrações

O momento de estudo deve ser reservado apenas para essa finalidade, ou então as suas distrações vão atrapalhar o aprendizado. Quando entrar na sala de aula desligue a internet do seu celular ou então deixe para responder suas mensagens em outro momento. Provavelmente nenhuma delas necessita de urgência.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje existem diversos aplicativos que podem te ajudar não apenas no estudo do francês como também em gerenciar o seu tempo. Por exemplo, um aplicativo bem legal para quem quer manter o francês sempre na ponta da língua é o Duolingo, no qual você pode determinar quantas tarefas fará por dia.

Já para gerenciamento de tempo, o Aprovado é uma boa escolha para estudantes. Lá você pode dividir por matérias e determinar quanto tempo você se dedica ao vocabulário, à escuta, à escrita, dentre outros recursos, como música e filmes. Você pode criar a sua própria lista de matérias.

Trace metas e objetivos

O seu objetivo é aprender francês, isso já está definido. Mas então é preciso criar metas. Por exemplo, você decidiu fazer o curso de francês para te ajudar no trabalho e escolheu um curso regular, 2 vezes por semana, consumindo 3 horas e 20 minutos da sua semana. A partir daí você pode traçar as seguintes metas:

  • Quanto tempo posso me dedicar em casa?
  • Quantos exercícios farei por dia ou por semana?
  • Quanto quero melhorar o meu rendimento e em quanto tempo?

Como você pode notar, as metas são mensuráveis e é possível traçar metas pequenas dentro de metas maiores. Assim, fica mais fácil chegar aonde se quer.

Abra mão de algumas coisas

Infelizmente não dá para ter tudo o que queremos ao mesmo tempo. Você não precisa cortar o seu lazer para estudar francês, mas pode sair um pouco menos para estudar um pouco mais. Isso também vai depender muito do tipo de curso que você escolher (específico, regular, intensivo, dentre outros) e da carga horária dele.

Descanse

O nosso aprendizado fica seriamente prejudicado quando não temos o tempo de descanso adequado. Portanto, na hora de gerenciar o tempo, não se esqueça de que o seu corpo e a sua mente precisam de um bom descanso. É durante o sono que as informações aprendidas durante o dia fixam na memória.

Quer mais dicas de como se manter produtivo nos seus estudos de idiomas? Entre em contato conosco!

FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.