5 dicas para melhorar o seu vocabulário francês

Aprender francês demanda tempo e esforço e é preciso muita prática para desenvolvimento do vocabulário.  Mas não são apenas os livros e atividades didáticas que levam você a aprender. É preciso investir  energia em outras fontes para expandir seu repertório e mergulhar no idioma. Além disso, usar novas estratégias, como ver filmes e ler livros em francês, pode tornar o aprendizado bem mais lúdico e interessante! Ficou curioso para saber dicas de como ampliar e enriquecer seu vocabulário francês? Confira!

Leia em francês

Ler em francês é uma ótima maneira de aprender novos vocabulários e ver estruturas de frases. Quando você lê livros franceses, por exemplo, você tem a oportunidade de ver o idioma na íntegra, com as estruturas sintáticas aplicadas e com gírias e expressões populares.

Uma boa dica é Le Petit Nicolas, de René Goscinny, que conta a história das aventuras de um garotinho francês muito travesso. E, claro, não poderíamos esquecer de Le Petit Prince, clássico de Antoine de Saint-Exupéry.

Você pode também ler os livros que já leu na versão em francês. Você vai perceber que irá prever o significado de algumas palavras desconhecidas e que a familiaridade vai tornar a leitura mais fácil.

Revistas e jornais também são boas possibilidades. Dois bons jornais para se ler são o Le Monde Diplomatique e o La Tribune que abordam relações internacionais, culturais, governamentais e sociais.

Quanto às revistas, as de moda são o maior destaque. A Elle vai te deixar antenado no mundo fashion enquanto enriquece seu vocabulário.

Esteja atento às palavras novas

Registre as palavras francesas novas que aprende. Escrever ajuda a memorizar a grafia da palavra e o significado dela. Para isso, é importante também contar com a ajuda de um dicionário de francês, que você sempre deve consultar quando não souber um termo.

Se aprender a pronúncia da palavra, anote também, de forma coloquial, para não perder essa informação.

Veja filmes em francês

Outra forma ótima de conhecer um pouco mais da cultura do país é assistir aos filmes que ele produz. Você vai perceber que os filmes franceses apresentam enredos muito bem trabalhados e um senso de humor muito perspicaz.

Uma dica preciosa é o filme As Mulheres do Sexto Andar (Les Femmes Du 6e Étage) que traz a vida das domésticas e dos patrões burgueses na França dos anos 60.

Outra obra interessante é o surrealista A Espuma dos Dias (L’Écume des jours) que conta o romance de Colin e Chloé, em que após o casamento a esposa adoece com uma flor de lótus nascendo em seu pulmão.

Já preparou a pipoca? Confira aqui outras dicas de filmes! Essa experiência vai ajudar você a aprimorar sua habilidade de escuta e aumentar seu vocabulário, além de permitir uma imersão na cultura.

Use aplicativos para ampliar seu vocabulário em francês

As novas tecnologias têm muito a oferecer para quem está engajado em aprender um novo idioma. Uma boa dica é o aplicativo Duolingo onde você pode fazer várias atividades de francês com questões, imagens e áudio.

Use os aplicativos a seu favor e turbine seu vocabulário sempre que tiver uma oportunidade para aprender francês: esperando no corredor entre uma aula e outra, preso no engarrafamento dentro do ônibus, deitado na rede no domingo ou aguardando os amigos no shopping. Confira 9 aplicativos para você aproveitar todas essas oportunidades e turbinar o seu francês.

Invista em conversação

Para melhorar seu vocabulário de maneira ativa você também deve investir na conversação. Pode ser com amigos e colegas que também estejam aprendendo o idioma, com nativos da língua ou mesmo com a ajuda da tecnologia.

Chats instantâneos e em vídeo são formas de se conectar com pessoas que falam o francês e que estejam interessadas em aprender um pouco de português, por exemplo. Com a prática, vai ficar mais fácil fixar o significado de cada verbete.

Ampliar seu vocabulário em francês pode ser uma atividade interessante e dinâmica por meio de filmes, livros e jornais e revistas. Com essas fontes você pode também conhecer melhor a cultura do país, aprendendo seus hábitos e expressões e se familiarizando com o jeito de falar dos franceses. Gostou de conhecer mais sobre como aumentar seu vocabulário em francês? Então leia também sobre as músicas que podem ajudar você a aprimorar o seu francês!
FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.