Como ter disciplina para aprender outro idioma?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sabemos que nossa rotina é corrida e, muitas vezes, não temos tempo ou disciplina para aprender outro idioma.

Por outro lado, esse esforço é necessário para crescer profissionalmente, se diferenciar no mercado de trabalho e conseguir uma maior qualidade de vida. E, além de abrir portas de emprego, falar outra língua, como o francês, será empolgante, aumentará sua bagagem cultural e lhe dará grandes possibilidades.

Para não desperdiçar seu escasso tempo, a melhor forma de otimizar o estudo e de alcançar o seu objetivo é planejar bem o seu dia a dia, adequando o estudo do idioma escolhido às suas necessidades e aos seus horários, de forma que a atividade seja prazerosa e desafiadora.

Inclua o idioma na sua rotina

É preciso ter consciência de que cada minuto perdido é muito importante e de que não devemos desperdiçá-lo com o que não for realmente relevante. Para organizar a rotina tumultuada entre estudo e trabalho, é interessante construir um plano de estudos para ganhar em produtividade.

Faça um quadro de horários da sua rotina e preencha o tempo livre com o idioma. Existem vários meios de você estudá-lo em casa, ou até mesmo durante o deslocamento do ônibus. Se você tem um intervalo maior de almoço, pode aproveitar parte desse tempo para se dedicar. Procure não estipular no plano mais coisas do que você consegue fazer.

Crie um novo hábito

Comprometa-se com a sua proposta. O seu planejamento deve ser seguido à risca para evitar furos durante pelo menos 21 dias consecutivos. Esse é o tempo mínimo considerado para criar um hábito.

Além disso, lembre-se sempre que você tem uma meta e que, se seguir o plano, vai alcançá-la mais rapidamente. Se protelar muito, a fluência ficará mais distante.

Mantenha-se motivado

Existem várias situações no dia a dia que podem desestimulá-lo, como o cansaço físico ou um problema emocional ou familiar que possa ocorrer. Cabe a você ter força de vontade suficiente para separar os problemas do estudo e conseguir cumprir suas tarefas, pelo menos uma parte delas.

Procure se manter motivado! Um ótimo modo de manter a motivação lá em cima é participar de encontros de idiomas na sua cidade, onde você vai encontrar falantes da língua que você está aprendendo e poder praticar o idioma. Foque na sua meta de aprender outro idioma e em como será bom quando você chegar até lá!

Seja flexível, adapte-se e tire vantagem das mudanças

Caso você perceba que não é possível seguir o plano criado inicialmente, você tem a possibilidade de refazê-lo. Analise calmamente todos os pontos que você tiver mais dificuldade para cumprir e faça as mudanças necessárias, de forma que ele fique melhor adequado à sua rotina. É importante ter flexibilidade para o estudo não ficar enfadonho e você não se sentir tentado a desistir.

Por fim, o importante é o estudante não desanimar e saber que a fase de muito trabalho e de algumas renúncias é passageira. Seguindo todas essas dicas com calma e estudando com dedicação, é possível alcançar seu objetivo de aprender outro idioma. E quando você menos esperar voilà: fluência no idioma conquistada! Colher o que se plantou ainda é a melhor das vitórias, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a realizarem o sonho de falar outro idioma![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][stm_multy_separator]

FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.