Conheça os 7 principais costumes parisienses

Quem não sonha em visitar Paris e conhecer todas as suas maravilhas? Desde os pontos turísticos mais óbvios aos locais menos visitados, a cidade é cheia de charme e cultura, trazendo muito orgulho aos franceses e, especialmente, aos parisienses.

Quer descobrir quais são os principais costumes parisienses e se inserir bem durante a visita à cidade luz? É só conferir o nosso post!

Refeições longas

Os franceses valorizam muito as refeições e deixam isso claro ao dedicar horas e horas degustando as delícias da culinária francesa. Um almoço qualquer sempre contará com entrada, prato principal e sobremesa, abrindo ainda um espacinho para os queijos e para as baguetes e finalizando com um bom café. Então nada de pressa! Se alguém te convidar para almoçar ou jantar, é esperado que você terá tempo livre para uma refeição completa, sem outros compromissos na próxima hora.

Educação em primeiro lugar

Um mito muito divulgado é de que os parisienses são grossos, principalmente com estrangeiros. Mas na verdade eles são extremamente bem educados, pelo menos até o momento em que acham que você está sendo rude. Aí sim, eles podem te tratar mal.

Para evitar confusão, é só tomar cuidado e ser muito bem educado. Isso significa cumprimentar todo mundo com um “bonjour”, pedir licença ao se movimentar em ambientes cheios ou ao interromper conversas, se desculpar se esbarrar em alguém e sempre, sempre, agradecer. Por mais que você só arranhe no francês, algumas frases simples são essenciais e ajudam a demonstrar respeito nas interações, pois, afinal, em Paris se fala francês e ninguém lá é obrigado a saber outras línguas.

Cumprimentos exagerados

É muito comum ver nas ruas de Paris dois homens se cumprimentando com dois beijinhos nas bochechas. Para nós, brasileiros, pode parecer exagero e uma intimidade excessiva, mas para eles é normal e não significa nada de mais. Na verdade, eles acham estranho se você não cumprimentar a outra pessoa assim, mesmo quando os grupos são muito grandes. Então, se prepare para gastar vários minutos cumprimentando e se despedindo das pessoas em festas.

Tabagismo

Em Paris, e em grande parte da Europa, o hábito de fumar ainda é muito forte, sendo considerado praticamente um problema de saúde pública. De jovens a idosos, muita gente (cerca de 30% da população francesa) fuma, e como a legislação ainda é bem mais liberal quanto a isso, não se surpreenda ao ver gente fumando por todos os lados, mesmo em locais em que isso seria proibido no Brasil.

Silêncio em ambientes públicos

Uma grande preocupação dos parisienses é em respeitar os ambientes públicos. Então você não vai ver gente gritando nos metrôs ou conversando alto dentro de museus, por exemplo. As interações são sempre feitas em um tom de voz adequado ao ambiente, para não incomodar ninguém ao redor, mesmo entre as crianças e os adolescentes da cidade.

Ler, ler, ler

Os parisienses amam ler! Você sempre irá encontrar jornais, revistas, livros ou o que for nas mãos de pessoas dentro do metrô ou nos bancos das praças. Como muito valor é dado ao conhecimento, os parisienses são realmente muito cultos, e as livrarias e as bancas estão em todas as esquinas. É por esse mesmo motivo que eles também vão muito aos museus, aos teatros, às operas, ao cinema e a qualquer outro evento cultural que esteja ocorrendo na cidade.

Banhos quase diários

Cerca de 57% da população francesa toma banho todos os dias, mas para os outros 43% os banhos realmente acabam ficando em segundo plano na rotina diária. Com toda a mistura cultural em Paris, a chance de encontrar esses franceses que não tomam banho é menor, mas também não vá para lá esperando encontrar pessoas que tomam dois ou três banhos no mesmo dia, por mais quente que esteja. Aí, é só brasileiro mesmo!

E aí, o que você achou desses costumes parisienses? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de deixar suas dúvidas sobre o tema. 😉

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.