Intercâmbio na França: aprenda como realizar esse projeto

Para muitos que estudam o francês, praticar a língua e a cultura no próprio país é um sonho. É o seu caso? Saiba como organizar seu projeto de intercâmbio e o mais importante, como realizá-lo!

Se você deseja fazer um intercâmbio na França, mas não sabe como começar seu planejamento, você encontrou o artigo certo.

Hoje falaremos sobre os detalhes aos quais você precisa estar atento para programar seu intercâmbio. Você verá como pode ser tranquilo planejar sua viagem de estudos mesmo em meio à rotina intensa. Confira!

Decida quanto tempo ficará na França

Para planejar qualquer projeto é é preciso estabelecer fatores básicos primeiro. O principal antes de iniciar qualquer tipo de planejamento que envolva viagem é estabelecer o tempo de duração da mesma.

No caso de um intercâmbio essa informação é fundamental. Pois servirá de parâmetro para a estimativa do valor necessário para realização do seu sonho e definição de qual o tipo de visto necessário para entrada no país. Sem falar na estruturação de sua vida profissional, financeira e acadêmica em seu país e no país de destino.

O intercâmbio pode ser de curta duração ou longa duração, variando de duas a 48 semanas. A vantagem de se estudar na França é que adquirindo curso com duração superior a 12 semanas o intercambista dará entrada em visto de estudante – isso significa ter direito de trabalhar legalmente por até 20 horas semanais.

Não esqueça que é também importante definir um período mais adequado às suas preferências para que o intercâmbio seja proveitoso em todos os aspectos.

Se você se sente mais confortável no verão, não será tão aprazível morar na França no inverno, principalmente se optar por cidades da região que faz fronteira com Suíça e Itália que acaba oferecendo montanhas lindas e neve nos meses mais frios do ano.

Defina o que você fará durante seu intercâmbio na França

Não basta decidir ir para a França. É preciso ter em mente que existem muitas possibilidades dentro de um país e que cada cidade representa um tipo de intercâmbio diferente.

O governo francês, além de subsidiar grande parte dos custos do ensino, ainda oferece uma série de benefícios aos estudantes franceses e internacionais: auxílio-moradia, acesso ao restaurante universitário, desconto em transporte e atividades culturais.

Existem diversos programas de bolsas, oferecidos pelo governo brasileiro, pelo governo francês, por regiões da França, universidades, agências de fomento à pesquisa e ONGs.

Além disso, é preciso também definir seu objetivo. Você quer treinar o francês? Pretende trabalhar? Gostaria de atuar como voluntário?

Você precisará dedicar bastante do seu tempo pesquisando sobre cada uma das cidades, universidades, cursos, empregos, e principalmente as permissões. Nem tudo que você quer fazer é permitido, fazer as coisas de maneira correta é uma questão de segurança.

Informe-se sobre as diversas possibilidades, tire todas as dúvidas sobre as questões legais e escolha a que mais se encaixa aos seus objetivos.

Essa é a melhor maneira de fazer do seu intercâmbio será uma experiência muito enriquecedora e sem grandes surpresas desagradáveis.

Você aprenderá muito mais da língua francesa e da cultura do país de forma natural e prática!

Mas lembre-se de que simplesmente passar um período morando em outro país não garante que você ficará fluente em um idioma.

Além do tempo necessário para atingir esse nível, você precisará criar laços com nativos para vivenciar a língua e cultura.

Aproveite seu intercâmbio na França para praticar muito a língua francesa de todas as formas, onde você for: restaurantes, teatros, cinemas, lavanderias, escola, trabalho, museus, estádios de futebol, clubes, pubs e etc.

A França é uma das maiores economias do mundo, reúne grandes investidores e hospeda visitantes do mundo inteiro. Um curso de francês é uma ótima oportunidade para fazer novos contatos e ainda pode ser um diferencial em profissões que exigem mais do que o inglês.

Estime os gastos e investimentos

O próximo passo é fazer uma estimativa de quanto você gastará com a viagem. Isso pode ficar mais fácil quando você contrata um pacote de intercâmbio com uma agência de turismo. Claro que nada impede que você faça tudo por conta própria (mas só o faça se você já for experiente nesse processo).

É preciso ter em mente os gastos com passagens, estadia, documentação, seguro viagem ou seguro saúde, além do investimento no curso que será feito na França.

Também é necessário considerar o custo de vida da cidade escolhida, o que pode variar bastante.

Para saber mais sobre isso, é importante procurar informações atualizadas na internet ou conversar com alguém que já tenha feito intercâmbio no mesmo local ou que more lá.

Estime também o tempo necessário acumular o volume necessário de dinheiro, caso ainda não tenha reservado. Esse tempo implicará em possíveis reajustes no momento efetivo da viagem.

Organize a documentação

Ao viajar para outro país, você precisa de um passaporte. Ele é emitido pela Polícia Federal e o requerimento pode ser feito online.

Com o passaporte em mãos, será necessário fazer o visto de acordo com o período e a finalidade da viagem.

Consulte o site do consulado da sua região para saber mais sobre o tipo e os procedimentos do visto que deverá ser requerido, já que essas informações mudam com o tempo.

Além disso, é preciso contratar um seguro viagem ou saúde com cobertura de no mínimo 30 mil euros. Trata-se de um pré-requisito para viagens à Europa.

Bom momento para os jovens

Desde de 1º de março/2018 ficou mais fácil fazer um intercâmbio na França para brasileiros com idade entre 18 e 30 anos.

Um acordo bilateral chamado Programa Férias-Trabalho permite a brasileiros e franceses a oportunidade de permanecer durante um ano no outro país. E nessa viagem de descoberta cultural há possibilidade de trabalhar no local para prover suas necessidades.

Cumprindo as formalidades e indo com o curso agendado e as principais despesas quitadas, poderá viajar com muito mais tranquilidade.

Depois, basta aproveitar seu intercâmbio na França fazendo uma imersão na língua, cultura e tudo que o país  oferece!

Gostou deste post? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas! Estamos no Facebook, Twitter, Instagran e também no LinkedIn!!

 

FO_CTA_eBook_MorarExterior

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *