O que esperar de um curso de francês corporativo?

Você sabia que o francês é um dos mais requisitados idiomas do mercado de trabalho no Brasil?E que a fluência em outro idioma pode mais que dobrar o salário de um profissional? Sendo assim, saber falar francês pode ser o diferencial para o seu sucesso. Mas como escolher um curso que realmente te prepare para os desafios do mundo corporativo e o que esperar dele?

Confira a seguir tudo o que um bom curso de francês corporativo deve te oferecer:

Personalização

Para ser considerado um bom curso, seja de francês ou de qualquer outro idioma, o mesmo deve sempre corresponder às suas capacidades e necessidades. Antes de contratar um curso, faça primeiro uma vasta pesquisa e realize consultorias nas escolas de idiomas para descobrir qual curso oferecido e em qual instituição é mais adequado para você.

Além disso, é fundamental realizar um teste de nivelamento para saber em qual estágio você está, a partir daí você sabe do que já é capaz e o que falta aprender, assim é mais simples mensurar o tempo que precisa para atingir seu objetivo além de traçar com mais clareza seu planejamento de estudos.

Lembre-se: para iniciar um curso de francês corporativo, você já deve ter algum conhecimento prévio da língua. Caso ainda não tenha, faça uma imersão, ou um pacote básico para enquadra-se melhor nesse perfil.

Além da adequação ao seu nível de proficiência, um curso de francês corporativo deve corresponder aos seus objetivos profissionais, ou seja, o conteúdo abordado deve ser totalmente adequado ao seu objetivo. Certifique-se de que seu material abordará as situações que você vivenciará e cheque se os assuntos ensinados em aula são abrangentes e apropriados aos seus planos.

Prática em situações reais

Focar em situações reais é uma regra válida para cursos corporativos e tradicionais. Afinal de contas, de que adianta você ser capaz de escrever um romance de época em francês e não conseguir se comunicar no seu dia a dia?

No caso do francês corporativo, procure um curso para aprender a se comunicar em todas as situações que possam surgir no ambiente profissional — desde a leitura de anúncios de emprego e montagem de currículo, até uma reunião de negócios ou apresentação de projeto.

Seu curso deve propor exercícios e atividades com bastante enfoque prático para você exercitar bastante a fala e se sair bem em ocasiões como entrevistas de emprego, pitchings, palestras e reuniões com colaboradores.

Diversidade de gêneros textuais

Um curso de qualidade também deve trabalhar com gêneros textuais diversificados em sala de aula. Saiba que, independentemente da sua área, você vai utilizar muita comunicação escrita no ambiente de trabalho.

Ninguém quer cometer erros de português em um relatório ou e-mail para um cliente importante ou para seus superiores, certo? Em francês, é a mesma coisa. Por isso, é importante praticar bastante a escrita.

Você precisa focar em aprender a escrever e-mails, cartas de recomendação, currículos, relatórios, ofícios, licitações, projetos, entre outros. Com o avançar das aulas, o ideal é que você seja capaz de produzir e compreender cada vez mais gêneros textuais. Dominá-los será uma boa forma de se destacar no mundo dos negócios.

Ensino de expressões e vocabulário específicos

Algumas expressões só existem — ou só são utilizadas — no mundo corporativo. É o caso de “réunion”, “appel d´offres”, entre outras. Por isso, você dificilmente as aprenderá em um curso tradicional ou as ouvirá em alguma conversa informal em um viagem de turismo.

Se você está aprendendo francês para negócios, é importante conhecer jargões e vocabulário específicos do ambiente de trabalho e, principalmente, saber quando utilizá-los. Palavras usadas em conversas informais podem ser inadequadas em um e-mail para um colaborador ou cliente. Saber usar vocabulário adequado para cada situação faz parte da fluência em um idioma e da boa prática corporativa.

No mundo globalizado, é cada vez mais importante dominar outros idiomas para obter sucesso nos negócios e no mercado de trabalho. Um curso de francês corporativo eficaz deve oferecer para você um aprendizado completo e adequado às especificidades e exigências da área. Deve trabalhar diretamente seus objetivos para otimizar seus resultados em termos de tempo de aprendizado e aplicabilidade.

Na Autrement Dit, temos a receita ideal para você se destacar no mundo dos negócios. Oferecemos consultoria gratuita para ajudar a identificar os objetivos dos alunos, aprendizado focado em situações práticas, equipe intercultural e objetividade no ensino.

Gostou das nossas dicas? Quer receber mais conteúdo de qualidade? Então assine a nossa newsletter!

FO_CTA_eBook06_CursoFrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *