Como melhorar minha escrita na língua francesa?

A escrita é um dos componentes mais importantes da fluência em um idioma, mas, ao mesmo tempo, é um dos principais desafios no aprendizado de uma segunda língua. Isso ocorre porque escrever exige uma série de outras habilidades, como o domínio do vocabulário e da gramática e a capacidade de utilização de estruturas complexas. Neste post, daremos dicas para você melhorar a escrita em língua francesa. Confira!

Leia muito

A leitura é fundamental para o aprendizado. Ela introduz vocabulário, apresenta novas estruturas e nos ajuda a assimilar — e não a decorar — regras, uma vez que nos permite enxergar na prática o que aprendemos nas aulas.

Essa assimilação é muito importante, porque nem sempre você conseguirá lembrar de todas as regras gramaticais na hora de redigir um texto. Além disso, muitas vezes você não terá permissão ou tempo para utilizar um dicionário enquanto escreve.

Mas atenção: é importante que você faça da leitura um exercício. Anote as palavras e expressões desconhecidas e pesquise seus significados. Se possível, utilize-as logo em seguida, em textos ou na fala, para que elas sejam memorizadas.

Ouça mais

Assim como a leitura, a escuta é muito importante para o aprimoramento da escrita, porque é uma forma de absorver e memorizar regras e estruturas do idioma. A fala, aliás, é a parte mais dinâmica da língua e está em constante evolução. Escutando, você tem acesso a diversas novas expressões que podem ser muito úteis para a elaboração de seus textos.

Para que o aprendizado seja efetivo, escreva o que você ouviu. Anote expressões e palavras novas e utilize-as nos seus textos.

Imagine situações e escreva

É impossível aprender a escrever sem escrever. Parece óbvio, não é? Mas muitas pessoas cometem o erro de estudar apenas a gramática e acreditar que este conhecimento será suficiente na hora de produzir uma redação.

Exercícios de múltipla escolha são úteis para ajudar a memorizar o que foi aprendido, mas estão muito distantes da prática da escrita. Por isso, sempre que possível, faça pequenas redações em francês. É o único modo de exercitar todas as habilidades necessárias para a construção de um bom texto.

Imagine diversas situações em que você precisaria redigir: uma carta para um amigo, uma resenha de filme, um discurso público. Quanto mais praticar e quanto maior for a variedade de tipos de texto praticados, melhor!

Releia e corrija

Essa etapa é fundamental para o aprendizado, pois é nela que você conseguirá avaliar, entender e corrigir os seus erros. Além disso, ela indicará quais são os seus pontos fortes e fracos.

Nunca corrija seu texto logo após terminá-lo. Você provavelmente não será capaz de reconhecer os erros. O ideal é que a correção seja realizada no dia seguinte, com uma gramática ou dicionário ao lado.

Faça um banco de palavras

Atividades com bancos de palavras são muito úteis para o aprendizado de idiomas. Os bancos podem ser feitos de forma lúdica, como cruzadinhas, ou de forma sistematizada, na qual o estudante anota palavras, seus significados e em quais contextos podem ser utilizadas.

Mas não esqueça: não adianta “guardar” as palavras importantes e nunca tirá-las da gaveta. Assim que aprender uma expressão nova, tente utilizá-la! É fundamental para fixar vocabulário.

Utilize o ANKI

O Anki é um software gratuito que ajuda a memorizar qualquer coisa mais facilmente. Ele enfrenta a curva do esquecimento e aumenta a eficiência nos estudos.

Você pode utilizá-lo para fazer o seu próprio banco de palavras em francês. Assim, aumentará seu vocabulário, o que refletirá diretamente na proficiência da sua escrita.

Dica extra para melhorar escrita na língua francesa

É muito importante que você saiba qual é o seu nível de francês e exercite a escrita de acordo com ele. Ter em mente qual seu objetivo no aprendizado também é essencial para você executar os treinos certos e, assim, melhorar escrita na língua francesa.

Se deseja estudar no exterior, pratique textos dissertativos; se pretende se mudar para outro país, treine pequenos textos do dia a dia, como e-mails. Nós da Autrement Dit Rio podemos te ajudar nessa etapa com a consultoria gratuita que oferecemos a todos os nossos alunos.

Nossas dicas foram úteis? Compartilhe o nosso post! Assim, outras pessoas também poderão se beneficiar delas!

FO_CTA_eBook06_CursoFrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.