Como se manter motivado enquanto aprende um novo idioma?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quase todo mundo tem vontade de aprender um novo idioma e nunca foi tão fácil estudar uma língua estrangeira, já que temos acesso aos mais variados tipos de conteúdos, como vídeos, músicas e textos, graças à internet. Mas as dificuldades sempre aparecem, seja quando tentamos compreender o idioma falado, seja ao dar continuidade aos estudos e se aprofundar neles.

Por mais que você queira aprender um novo idioma, as vezes vai parecer difícil se manter motivado. Caso esteja nessa situação, leia este post que preparamos para que você mantenha sua motivação lá em cima. Confira!

Vá além do significado das palavras

Quando aprendemos uma língua estrangeira, mergulhamos em uma maneira diferente de entender o mundo e de pensar. A língua carrega consigo a cultura de um povo, pois sua raiz tem a ver com a sua história e com a forma de compreender a realidade. Isso significa que, quando estiver estudando outra língua, você precisará entender muito além do significado das palavras. Entenda como aquele povo se relaciona com o mundo para conseguir captar o motivo pelo qual se expressa de determinada maneira, assim, aprender o idioma ficará muito mais interessante.

Faça novas amizades enquanto aprende um novo idioma

A possibilidade de fazer novos amigos é um bônus quando estamos aprendendo uma nova língua, principalmente porque o próprio contato com outro falante já ajuda a adquirir vocabulário e entender mais a cultura. Fazer amizade com pessoas que falam outras línguas é ótimo para tirar “as travas”, ou seja, aquele receio de falar outra língua que quase todo mundo que está começando a aprender tem.

Uma ótima maneira de encontrar pessoas para praticar a língua que você está aprendendo é participando de encontros de idiomas na sua cidade. Você vai conhecer pessoas incríveis, fazer novos amigos e melhorar seu idioma! Você pode localizar grupos que se encontram frequentemente perto de você no Meetup.com.

Lembre-se dos seus objetivos

Aprender algo novo nem sempre é fácil, mas pode ser empolgante! Durante essa fase de novos aprendizados, pense sempre nos objetivos que o fizeram começar a estudar o idioma e coloque a falta de motivação para correr bem longe de você.

Lembre-se o quanto a experiência de aprender um novo idioma pode te ajudar a crescer profissionalmente, diferenciar o seu currículo, melhorar a sua colocação no mercado de trabalho, fazer novas amizades, viajar para lugares incríveis, fazer um intercâmbio e conhecer novas culturas, por exemplo. Foque sempre em seus objetivos — é preciso ter algum —, quando as dificuldades surgirem.

Tenha empatia com pessoas diferentes de você

Aprender uma nova língua e conhecer uma nova cultura nos ajuda a entender que as pessoas ao redor do mundo são diferentes de nós, o que não significa que sejam, necessariamente, piores nem melhores. Elas apenas têm uma forma diferente de ver o mundo e de se relacionar com ele. Sempre que aprendemos outro idioma nos tornamos menos intolerantes. Você não está apenas aumentando sua bagagem cultural, mas está se colocando no lugar do outro.

Entender e conhecer essas diferenças pode te ajudar — e muito — a continuar persistindo no aprendizado de um novo idioma, pois aprender essas peculiaridades pode ser uma grande experiência para seu crescimento pessoal e profissional.

Animado para continuar o aprendizado? Curtiu as nossas dicas para se manter motivado enquanto aprende um novo idioma? Deixe um comentário contando para gente como você se mantém motivado e compartilhe a sua experiência! ;)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][stm_multy_separator]

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.