Por que aprender francês pode ajudar no crescimento profissional?

Se o inglês já é um requisito quase fundamental no mercado de trabalho, que tal aprender uma outra língua e se destacar profissionalmente? Ter domínio em um terceiro idioma pode ser a chave para você conseguir o emprego dos seus sonhos ou a mudança que você sempre desejou fazer em sua trajetória. E por que aprender francês, dentre tantas outras? Os motivos vão muito além do charme da língua, que já é conhecido. Abaixo, listamos alguns motivos que podem impulsionar o seu crescimento profissional.

É abrangente

Costumamos pensar que o inglês é a língua universal e que todas as demais estão longe disso. Muito pelo contrário. Mais de 200 milhões de pessoas tem o francês como sua língua nativa, nos cinco continentes do mundo. Ela é a segunda língua mais ensinada ao redor do globo. Aprendê-la é, portanto, uma chance de desenvolver suas habilidades de comunicação com o mundo inteiro e tornar-se um grande interlocutor da instituição que representa.

Multiplica as suas possibilidades

Uma pesquisa de 2011 mostrou que existem 520 empresas de origem francesa no Brasil. Pense só em quantas multinacionais do setor de cosméticos, da indústria de luxo, aeronáutica e automobilística você já ouviu com nome francês. Essas empresas buscam, principalmente para os cargos estratégicos, alguém que domine a língua e que possa lidar com as outras filiais da empresa da melhor forma possível. Ao incluir o francês no seu currículo, você pode facilmente procurá-las com a confiança de que estará bem posicionado.

Possibilita intercâmbios

Muitas vezes, para o crescimento profissional, é necessária uma experiência estrangeira. E ter o francês não te abre portas só na França. Muito pelo contrário, são vários – e muito interessantes – os países francófonos: Canadá, Suíça, Bélgica, boa parte do continente africano… Expanda seus horizontes!

É essencial para as Relações Internacionais

O francês é a língua oficial de órgãos como a ONU, a UNESCO, a OTAN, o Comitê Internacional Olímpico e a Cruz Vermelha Internacional. Se você deseja atuar com Relações Institucionais ou Governamentais, é fundamental ter o francês em seu currículo! Quem atua com investidores institucionais também pode se beneficiar do idioma.

Pode favorecer programas de voluntariado

E que tal aliar o tópico sobre intercâmbios e sobre Relações Internacionais? Muitos programas de voluntariado internacional pedem que o candidato fale francês, justamente por ser a língua oficial da ONU. Principalmente nos países do continente africano, as possibilidades de aprender com culturas diversas, ajudar uma causa nobre e ainda enriquecer o seu currículo são múltiplas!

Funciona como porta de entrada

Por ser uma língua de origem latina, o francês faz com que o aprendizado de outras línguas como italiano ou espanhol muito seja mais simples. E isso não significa apenas que você terá mais facilidade ao fazer outro curso, mas que sua compreensão desses idiomas será melhor, o que favorece o seu currículo também nas questões comportamentais e de habilidades.

É a língua das artes e do entretenimento

Muito dos livros e das referências relacionadas a arte, entretenimento e cultura estão em francês, desde o Iluminismo! Poder ler em francês fará com que você possa ampliar os seus conhecimentos nesses assuntos.

Já está convencido de por que aprender francês? Aproveite essa oportunidade de investir em sua carreira profissional e ainda conhecer novas culturas! E quer saber o melhor? Não é tão difícil dar esse passo na sua carreira.

FO_CTA_eBook07_Belgica

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.