Cultura de Quebec: Saiba como se comportar

Quando visitamos outro país, ter que lidar com diferenças culturais é inevitável. Na verdade, isso também faz parte de qualquer viagem ou experiência internacional. Mas como se comportar diante de costumes, tradições e hábitos cotidianos tão diferentes dos nossos?

O Quebec é a principal sociedade de expressão francesa na América do Norte, situado no Canadá. Essa província nutre uma relação de profunda afeição com a sua cultura e, por isso, mantém alguns hábitos e costumes diferentes.

Hoje vamos apresentar algumas dicas sobre como se comportar em meio à cultura de Quebec. Confira no post!

Dê gorjeta

Ao contrário do Brasil, a gorjeta (pourboire) no Quebec é, geralmente, 15% do valor da conta. Dá-se gorjeta como retribuição a serviços prestados em restaurantes, salões de beleza, táxis, bares ou por funcionários de hotéis (camareiras, carregadores de mala). Muitos desses prestadores de serviço dependem da gorjeta para compor a principal parte de seu salário, por isso prezam pelo bom atendimento e a manutenção desse costume.

Por falar em trabalho no Quebec, confira aqui como é o processo de emigração de trabalho para essa região do Canadá.

Use a faixa de pedestres

O Canadá, em geral, é marcado por hábitos sociais urbanos que prezam pela segurança e bem-estar de pedestres. Por essa razão, é sempre recomendável a utilização somente da faixa de pedestres para atravessar a rua. Como não temos esse hábito em muitas cidades do Brasil, é comum que brasileiros tenham alguma resistência a essa prática canadense, que é ainda mais respeitada em Quebec.

Controle o volume da conversa

Brasileiros costumam falar alto e de forma espalhafatosa. Canadenses de Quebec, ao contrário, são mais discretos em seu dia a dia e evitam falar em volume muito alto. As conversas acontecem em tom suficiente para que seu interlocutor te ouça, mas nunca as pessoas a seu redor. Além de indiscreto, isso é considerado falta de educação na cultura deles.

Respeite assentos preferenciais

O transporte público é muito eficiente em Quebec, principalmente por meio da utilização das linhas de ônibus. Existem diversas regras de etiqueta ao utilizar esse meio de transporte público, como o fato de você não precisar dar sinal para que o ônibus pare no ponto (os motoristas param em todos). Os assentos prioritários são para idosos e mulheres, mas é comum que homens e jovens cedam seus lugares para essas pessoas, ainda que não estejam sentados em assentos preferenciais.

Seja pontual

Assim como a parte canadense de maior influência inglesa, o Quebec também preza pela pontualidade na realização de encontros e reuniões. Esse é outro hábito com o qual brasileiros têm que tomar cuidado, já que nossa cultura de atraso pode gerar diversas gafes e estranhamentos no Quebec. É comum, inclusive, que as pessoas cheguem entre 10 e 5 minutos adiantadas para encontros mais formais, como reuniões de negócios. Atrasos são extremamente mal vistos.

Leve presentes para os anfitriões

Comum na vida social em Quebec, um jantar na casa de amigos, colegas de trabalhos e familiares é uma situação que também envolve etiquetas de comportamento. Se for você o convidado, certifique-se de levar uma caixa de chocolates, uma garrafa de vinho, ou um buquê de flores. É uma forma de agradecer pelo convite e contribuir para a celebração.

Converse formalmente

As formas de tratamento pessoal e formalismo vocabular tendem a ser maiores na região do Quebec, se comparadas ao resto do Canadá. Conversas e pronomes de tratamento mais informais só são usados quando se adquire mais intimidade com alguém.

O que achou dessas dicas sobre como se comportar na cultura de Quebec? Ainda tem dúvidas ou comentários sobre esses aspectos tão particulares da realidade canadense? Aproveite para deixar aqui seu comentário! 😉FO_CTA_eBook05_MorarCanada

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.