Saiba o que é necessário para emigrar para o Quebec para trabalhar

Você provavelmente já ouviu falar que o Canadá está sempre à procura de pessoas para receber como imigrantes. Mais especificamente, também é possível emigrar para o Québec, uma parte bastante interessante do país, onde se fala francês e na qual há uma qualidade de vida bem atrativa para brasileiros. Que tal saber mais sobre essa possibilidade? Confira algumas informações para ver se você pode trabalhar por lá:

Entenda o processo de seleção e admissão de candidatos

Para se qualificar como imigrante para o Québec, é preciso antes saber qual área de formação profissional e acadêmica essa província do Canadá está interessada em receber. Atualmente, o mercado de trabalho do Québec tem falta de trabalhadores em setores como informática, engenharia civil e aeroespacial, enfermagem, estatística, genética, desenho industrial, entre várias outras. Clique aqui e acesse a lista completa.

Quanto maior sua experiência nessas áreas, mais chances você tem de receber o visto permanente. Além disso, há critérios como idade, condição socioeconômica (comprovar meios de garantir suas necessidades econômicas por pelo menos 3 meses no país) e capacidade de se adaptar a diferentes culturas e contextos profissionais, o que vai variar bastante de pessoa para pessoa. Ao preencher um simples teste sobre todos esses aspectos (veja aqui), é possível cruzar todas essas informações e verificar suas chances de emigrar para a província do Québec.

Saiba mais informações sobre os exames de seleção

Depois de verificar suas chances de acordo com um perfil pessoal, está na hora de começar a preencher a documentação pessoal, bem como se preparar para a possibilidade de uma entrevista ao vivo, no consulado mais próximo de seu local de residência. Tendo sido bem-sucedido(a) nessas etapas, você recebe um Certificado de Seleção do Québec, que o(a) qualifica para fazer uma solicitação de visto ao governo do Canadá como residente permanente. Você e eventuais membros de sua família serão analisados antes que o visto seja concedido.

Dominar bem o francês é realmente necessário?

Não é estritamente necessário, mas é extremamente útil. Quanto maiores forem seus conhecimentos sobre a língua francesa (língua oficial da província do Québec), maiores suas chances. No processo de seleção, você terá a oportunidade de demonstrar esses conhecimento por meio de certificações de presença em cursos de francês, de certificados como o TEFAQ, o TCFQ ou o DELF, entre outros. E saber inglês também ajuda seu processo de seleção, já que o resto do Canadá fala inglês e essa é uma segunda língua comum no Québec.

Quais são os preparativos antes do embarque?

Após o processo de seleção, algumas medidas podem ser tomadas como preparativo para essa transição. É imprescindível aprimorar seu nível de conhecimento do francês por meio de cursos de idioma especializados. Além disso, faça uma pesquisa apurada sobre as possibilidades de moradia, as vagas de emprego abertas no país em sua área de atuação, as diferenças culturais entre o Brasil e os moradores de Québec, entre outras coisas. Para mais informações sobre a cultura e os valores de Québec, confira essa página aqui.

O que achou dessas informações sobre como emigrar para o Québec? Você ainda tem dúvidas sobre esses pré-requisitos? Deixe aqui nos comentários suas perguntas! Participe! 😉

FO_CTA_eBook05_MorarCanada

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.