Aprender francês é difícil? Tire essa dúvida agora mesmo!

Muitas pessoas tentam fazer contato com o francês antes mesmo de começar a aprender a língua.

Isso pode acontecer por meio de um livro, de uma música ou assistindo a um filme na língua original. O problema é que em alguma dessas primeiras experiências já se cria uma impressão de que o idioma é complicado. Mas será mesmo?

O francês, além de ser considerada uma língua suave e romântica, possui diversas semelhanças com a língua portuguesa. Isso faz com que o idioma seja de fácil entendimento.

Quer conhecer as facilidades dessa língua? Então, acompanhe este texto para você desmistificar algumas ideias preconceituosas sobre o aprendizado em francês!

Francês não é uma língua de elite

Um idioma é considerado elitista quando se restringe a um determinado grupo de pessoas, de maneira quase exclusiva. Mas esse não é nem de longe o caso do francês! Isso porque essa língua é a décima mais falada no mundo e a segunda a ser ensinada no mundo inteiro, ficando atrás somente do inglês. Estima-se que são mais de 274 milhões de falantes do idioma em todo planeta.

O francês caiu no gosto não só da língua das pessoas, mas também da rede. Depois do inglês e do alemão, o francês é a terceira língua mais usada na internet. Além disso, grandes meios de comunicação internacionais transmitem suas informações em língua francesa, é o caso do importante canal TV5 Monde e da emissora Radio France Internationale. Tamanha é a quebra de fronteiras da língua francesa que é bem provável que existam países onde se pratica esse idioma e que você não sabia.

O francês tem fácil associação com o português

Muitas palavras que compõem a língua portuguesa foram incorporadas da língua francesa. Vocábulos que você usa no dia a dia, por exemplo, batom (em francês, bâton), bijuteria (bijouterie) e avenida (avenue) foram introduzidas ao nosso idioma.

Existem também outras semelhanças. Muitas palavras em francês que terminam em “tion”, na língua portuguesa têm relação com palavras que terminam em “ção”. Quer um exemplo? A palavra francesa action, tem como referência a palavra “ação”, em português. Calcula-se que cerca de 500 palavras na língua francesa acompanham essa simetria. Viu? Aprender francês tem suas simplicidades.

Quem fala português tem mais facilidade em aprender francês

Você sabia que ao aprender o português, sua língua materna, você já larga na frente de quem foi alfabetizado em inglês, por exemplo? O motivo disso é que as línguas portuguesa e francesa tiveram a mesma origem: o latim. Elas são como grandes amigas da infância, que ainda mantêm contato.

Alguns tons sonoros que você já utiliza falando português podem ser encontrados na língua francesa, com as devidas proporções. De certa forma, você já possui habilidades desenvolvidas para aprender francês. Pensando neste parentesco com a língua francesa, brasileiros têm vantagem competitiva em relação a outras nacionalidades quando vão procurar trabalho no exterior, por exemplo.

Como vimos, aprender francês não é um bicho de sete cabeças, pois existem diversos aspectos desta língua que nos faz sentir mais próximos. De toda maneira, para aprender qualquer idioma é preciso dedicação, horas de estudos e uma interação de todas as formas para mergulhar no idioma, inclusive com uso de aplicativos.

Ficou surpreso com as facilidades de aprender francês? Conheça mais sobre essa instigante língua seguindo a gente no Facebook, Twitter e Linkedin!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.