5 dicas práticas para perder o medo de falar em francês

O medo de se expor é algo absolutamente normal, principalmente pela preocupação com o julgamento que outras pessoas farão de seus erros. Mas, fique tranquilo!

Errar faz parte do aprendizado. São os erros que nos fazem reconhecer as limitações e buscar o caminho para superá-las. É assim que alcançamos o objetivo e o sucesso.Aprender um novo idioma, seja qual for, amedronta, mas com boas práticas e muita disciplina você irá se livrar do medo e descobrir como compreender uma segunda língua de maneira eficiente.Confira estas 5 dicas essenciais!

1. Reconheça o seu medo de falar em francês

O primeiro passo é identificar que algo incomoda. Sentir medo é praticamente uma autodefesa do corpo, pois a adrenalina é liberada, o coração começa a pulsar mais forte e os seus sentidos ficam mais aguçados.

Reconheça os sinais e trabalhe o seu medo. Aprenda a lidar com ele!

Quem pretende ascensão na carreira profissional terá no idioma francês a chance de se diferenciar no mercado.

2. Estude com dedicação

Dedicar-se ao estudo do novo idioma é primordial. Uma pessoa preparada e determinada tem uma chance muito maior de atingir rapidamente seus objetivos.

Existem várias técnicas que auxiliam no entendimento e assimilação do idioma francês.

Procure um curso confiável, fale com pessoas que dominam a língua, assista a filmes para aprender de forma divertida, ouça músicas francesas e acima de tudo: Fale! Treinar a pronúncia é fundamental.

3. Foque a compreensão

A sensação de saber o que a outra pessoa está dizendo é maravilhosa e, por mais que você ainda não tenha domínio do idioma, com certeza vai querer se comunicar.

A partir do momento em que você se concentra em ouvir e tentar entender o que está sendo dito, as coisas começam a fluir melhor. Quanto maior o entendimento, mais se sentirá confortável em falar.

Uma das coisas que muito colabora para o medo de falar em francês é não entender o que a outra pessoa disse. A melhor maneira de minimizar essa dificuldade é exercitando a audição.

Portanto, treine seus ouvidos e sempre busque o significado correto das palavras e expressões, não acumular dúvidas fará grande diferença no decorrer do aprendizado.

4. Comunique-se frequentemente

É nessa etapa que o seu medo é realmente colocado em jogo. Para aprender definitivamente um novo idioma, é necessário se comunicar.

Procure conversar exclusivamente em francês sempre que possível, seja com professores, colegas de trabalho, amigos nativos ou fluentes no idioma e até mesmo em sites ou aplicativos que permitem conversação.

O francês é a língua oficial em pelo menos 29 países, um dos idiomas mais bonitos do mundo e essencial no mundo corporativo. Com o auxílio da internet você certamente encontrará um outro falante da língua para conversar!

5. Não se leve tão a sério

Ter bom humor e aceitar que está apenas começando é essencial. Ria de si mesmo e dos “erros” que comete, brinque com o fato de ainda falar errado o idioma, mas fale.

Nem mesmo os franceses nascem sabendo seu idioma. Eles também aprendem com o tempo, assim como você aprendeu sua língua materna – errando e acertando. Portanto, encare as coisas com menos rigor e procure adaptar-se de forma leve e gradual.

A língua francesa, por ter a mesma origem latina do português, pode ser muito tranquila de aprender. Muita gente não sabe que é mais fácil aprender primeiro o idioma francês do que o inglês, por exemplo.

O medo faz parte da vida, aprendendo a lidar com ele encontramos alternativas para vencê-lo. Até as pessoas mais experientes têm ansiedade e insegurança.

Aquele friozinho na barriga qualquer um já sentiu, mas devemos usá-lo como motivador para seguir em frente.

Agora que você já conhece as dicas necessárias para arrasar nos estudos e perder o medo de falar em francês, siga-nos no FacebookTwitter e LinkedIn. Acompanhe nossas novidades e à bientôt !

FO_CTA_eBook09_EnriquecaVocabulario

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *