Por que estudar francês primeiro que outros idiomas?

Quando alguém diz que vai se dedicar a aprender um idioma estrangeiro, a primeira língua que vem à sua cabeça provavelmente é o inglês. Mas você já parou para pensar nas vantagens de estudar francês primeiro que outros idiomas?

Não? Pois saiba que isso pode, inclusive, facilitar o seu aprendizado na hora de se dedicar ao inglês. Acompanhe nosso post para poder entender melhor porque você deveria priorizar o francês na hora de escolher uma segunda língua para aprender!

Estudar francês é casar latim e germânico

O francês é uma língua muito próxima do inglês, por várias razões. Ele é parte latim, parte celta (ou galês), e é a mais germânica das línguas românicas, como o português e o espanhol. Além disso, os povos que habitavam a antiga Inglaterra eram muito próximos daqueles que viviam na França.

Não bastasse isso, os países também guardam similaridades por questões sócio-históricas. Inglaterra e França tiveram colonizações germânicas, e ainda houve guerras e domínios entre si, nos dois territórios, que modificaram seus idiomas.

Francês foi (e é!) a língua da diplomacia

Se fizessem um House of Cards do passado, ele seria todo em francês. “Mas a série é sobre a política dos Estados Unidos!”, você pode dizer. D’accord: política, nacional ou não, era, até pouco tempo atrás, só em francês. Por isso o livro Guerra e Paz tem tantos diálogos no idioma.

Debatemos política em português, mas o francês continua sendo a língua oficial da diplomacia. Aliás, essa é a razão pela qual instituições mundiais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Conselho da Europa dão tanta importância ao idioma.

É muito valorizado profissionalmente

Você pretende ter profissões internacionais? Invista no francês. E não só porque facilita o aprendizado do inglês: muitas nações e instituições têm o idioma como língua oficial.

Diplomata, piloto, engenheiro, comissário, profissionais de turismo e hotelaria, e, é claro, gastronomia; o francês é considerado idioma importante para todas essas profissões.

É uma língua global

Quando dizemos global, não é só porque o francês é um idioma valorizado. Muito da escolha dele como língua diplomática vem da tradição. Mas a francofonia, ou seja, a comunidade que fala francês, tende só a crescer, já que a língua é falada em todos os continentes e ensinada em todos os países: somos de 300 a 500 milhões, e até 2050, 650 milhões!

Está muito presente no dia a dia

Não procura uma profissão internacional? Nem quer conhecer lugares incríveis mundo afora? Bom, ainda assim o francês vai fazer parte da sua vida! Conhecido como a língua da cultura, o idioma é onipresente tanto na arte como na ciência. Muitos ramos do conhecimento surgiram na França, como a sociologia, ou lá se desenvolveram, como a engenharia.

Em casa ou pelo mundo, no trabalho ou na universidade, o francês é um idioma presente e atuante. Ele ajuda a entender outras línguas, como o inglês e o italiano, e é aprendido mais facilmente que muitos. Por isso, não espere para estudar francês! Você certamente precisará dele!

Gostou de entender melhor porque você deve estudar francês antes até do que outros idiomas? Então curta nossa página no Facebook e receba as melhores dicas para aprender la langue du monde!

FO_CTA_eBook10_AprenderIdiomas

 

2 respostas
  1. mariana simões
    mariana simões diz:

    OLÁ,TUDO BEM? ESTOU EM DÚVIDA QUAL IDIOMA DEVERIA ESTUDAR E APRENDER PRIMEIRO,GOSTO DO INGLÊS E DO FRANCÊS,MAS MORO EM UMA CIDADE MUITO PEQUENA, ONDE SÓ PODERIA TER ACESSO PELA INTERNET…QUAL IDIOMA VCS ME ORIENTARIA A APRENDER PRIMEIRO? DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
    MERCI!!!!

  2. Juliana
    Juliana diz:

    Que ótimo Mariana! estou fazendo contato por email, vamos agendar logo uma conversa? pode agilizar o nosso canal WhatsApp para maior agilidade: https://wa.me/552139579300
    (21) 3957-9300, no caso o francês, por possuir uma estrutura muito próxima do português, é normalmente mais acessível 🙂

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.