Aprender francês é tão tranquilo quanto outras línguas?

Uma dúvida de muitas pessoas na hora de estudar uma nova língua é: qual o seu nível de exigência? Com a língua francesa não é diferente: qualquer estudante se pergunta, ao iniciar seus estudos, se aprender francês é tranquilo.
Geralmente, buscamos respostas comparando a língua que estudamos com outras. Assim, como fica o francês em relação a idiomas como o inglês, o espanhol e o português? Como podemos saber o grau de exigência de um idioma? Continue a leitura e saiba mais!

Voltando às origens

Antes de tudo, é preciso ter em mente que não dá para comparar os idiomas apenas por eles mesmos — é necessário pensar no falante também. Isso porque é muito mais fácil para alguém transitar entre línguas que tenham a mesma origem que seu idioma materno, pois elas tendem a ser mais parecidas entre si.

Assim, nós, brasileiros, temos mais facilidade em aprender o francês e o espanhol — que são da família latina — do que o alemão e o coreano, por exemplo. O inglês, por sua vez, é de outra origem (anglo-saxã), mas conseguimos nos aproximar dele com certa facilidade pelo fato de o inglês estar em todo lugar — nas lojas, no cinema, na televisão, nas revistas.

Importações

Há muitas palavras do inglês que são incorporadas pelo português. Você deve conhecer várias delas: basquete (basket), blecaute (blackout), clube (club), time (team), sanduíche (sandwich), estresse (stress), dentre outras. Mas sabia que o mesmo acontece com o francês?

A língua francesa também é de grande influência em nosso idioma. São várias as palavras do português cuja origem é do idioma francês: abajur (abat-jour), balé (ballet), cachê (cachet), chofer (chauffeur), maiô (maillot), dossiê (dossier), sutiã (soutien)… a lista é longa!

Fato é que toda criança brasileira já aprende um pouquinho de francês quando começa a falar português. E isso, sem dúvida, facilita na hora de aprender pra valer o idioma de Joana d’Arc, Victor Hugo, Jean Luc Godard e outras grandes figuras da história.

A condição geográfica

Um fator que facilita muito a aprendizagem de um idioma é poder conversar com nativos. A experiência de estar num país em que se fala a língua que você deseja aprender é transformadora, pois você se vê obrigado a ouvir, ler, falar e escrever naquele idioma a todo o momento.

Nesse caso, estudantes de francês saem na frente novamente. O francês não é tão disseminado quanto o inglês (língua oficial em 54 países soberanos), mas supera o espanhol (falado em 21), ao ser o idioma oficial em 29 nações independentes.

Um detalhe tão interessante quanto esse é que o francês só não é idioma oficial de um país soberano no continente asiático. Isso significa que é bem fácil encontrar um país cuja língua é o francês.

As regras gramaticais

Um aspecto que costuma causar dúvidas em estudantes de outros idiomas são as regras gramaticais, especialmente aquelas sobre conjugação verbal. Geralmente, o inglês costuma ser considerado mais fácil: afinal, os verbos só mudam no caso da conjugação na terceira pessoa do singular.

Porém, isso não significa que o francês seja complicado. Afinal, há muitas semelhanças com o português aqui também, pois também conjugamos o verbo na 1ª, 2ª e 3ª pessoas. E, vale dizer, há quem considere que idiomas assim são mais ricos e interessantes de se dominar!

Viu como aprender francês é tranquilo, mesmo se comparado a outros idiomas? Afinal, há uma proximidade considerável com o português, palavras e regras gramaticais em comum e uma ampla gama de países para se visitar e praticar a língua.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba novidades diretamente na sua caixa de e-mail!

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *