5 livros de gramática francesa que você precisa ler

Todo estudante de língua estrangeira, do nível básico ao avançado, precisa consultar, com certa frequência, uma boa gramática do idioma para sistematizar as regras da língua ou para sanar dúvidas pontuais.

O francês é a língua oficial de 28 países e presente ao todo em 56 países. De acordo com o l’Observatoire de la langue française há, no mundo, cerca de 274 milhões de falantes de francês. Isso já é um ótimo motivo para você aprender também e ampliar suas possibilidades pessoais e profissionais.

Apresentaremos para você os melhores livros de gramática francesa, suas particularidades e as razões para serem considerados destaque no aprendizado da língua atualmente.

1. Le Bon Usage

Um clássico, o le Grevisse, como ele é carinhosamente chamado, é uma gramática descritiva e prescritiva da língua francesa, publicada pela primeira vez em 1936, e atualizada periodicamente desde então.

Este livro ganhou fama depois de uma publicação crítica elogiosa, no suplemento literário do jornal LeFigaro de fevereiro de 1947, escrita por André Gide, Nobel da Literatura em 1947. Le Bon Usage tornou-se uma referência para escritores, professores, revisores, tradutores e para estudantes de francês.

Trata-se de um manual com diversos exemplos e contraexemplos (40.000 citações) extraídos da literatura francófona e dos jornais de todas as épocas. Como o próprio título explicita é uma compilação do uso da língua e isso o torna tão especial.

2. Bescherelle

Esse é um daqueles livros de gramática francesa incontornáveis! Os métodos e as abordagens pedagógicas de ensino de francês mudam, mas todos os estudantes do idioma passam, inevitavelmente, por esse livrinho de conjugação (quem nunca foi consultar uma tabelinha de verbos no Bescherelle que atire a primeira pedra!)

O Bescherelle dedicado ao estudo de conjugação de verbos franceses é um clássico, mas há também, na coleção completa, exemplares inteiramente dedicados ao estudo de ortografia, de vocabulário e claro, de gramática!

No volume dos verbos, é apresentada uma descrição acessível e precisa do funcionamento da língua com mais de 1.000 exemplos comentados, tabelas de síntese e dicas para escrever melhor. O livro tem dois objetivos principais: articular gramática normativa e expressão escrita e colocar a gramática a serviço da ortografia e da sintaxe.

3. Focus: Grammaire du français

Publicada pela Hachette é um excelente livro para estudar em classe ou de forma autônoma a gramática do francês. Centrada no estudante, este livro sugere mais de 800 atividades, agrupadas em 14 capítulos temáticos.

O livro propõe uma formulação simples, estruturada e sistemática das regras gramaticais, com diversos exemplos, para facilitar a compreensão, além de exercícios de fixação e uma síntese ao fim de cada capítulo para avaliar o processo.

Junto ao livro, acompanha um cd com mais de 200 gravações, um caderno de resoluções para as atividades e uma plataforma online com 250 atividades extras.

4. Grammaire Contrastive para Brasileiros

Esse é para você que está começando a aprender essa língua tão bela como o francês e está em dúvida se é tão tranquilo aprender francês quanto aprender outras línguas. Escrita em português é uma gramática que dá destaque para os principais desafios de um estudante lusófono.

A descrição gramatical é dirigida ao nível básico com estrutura bem simples e reduzida, utilizando poucos termos técnicos e muitos exemplos. Com ele, você ingressará no mundo francófono de uma maneira natural e passará aos níveis mais avançados em pouco tempo.

5. Répertoire des difficultés du français: Vérifier, comprendre, appliquer

O livro tem uma abordagem holística do francês procurando responder as dúvidas mais frequentes de todo aprendiz de francês. Apresenta explicações simples e estruturadas, propondo entradas dos principais pontos gramaticais, ortográficos e lexicais.

Recomenda-se sua utilização com um dicionário, consultando diretamente a dúvida a ser sanada. É uma excelente forma de retomar os estudos conquistando um bom entendimento teórico e prático do idioma.

E aí, pronto para turbinar o seu francês? Qual desses livros de gramática francesa você já usou e qual deles você considera fundamental para um bom aprendizado da língua?

FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *