Descubra o que fazer para trabalhar na Bélgica

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Se você busca uma melhor qualidade de vida, quer aprender um idioma diferente e ter hábitos saudáveis, já deve ter pensando em ir para o exterior. E por que não fazer um curso de francês e embarcar para trabalhar na Bélgica? Já pensou nisso? Descubra agora o que você deve fazer para trabalhar nesse maravilhoso país.

Empregos em alta

A Bélgica não abriga grandes indústrias, então os empregos oferecidos são sempre relacionados a serviços. Os setores de transporte, comunicação e de finanças estão sempre em alta. Outros empregos bem remunerados e bem-conceituados no país são os dos médicos, enfermeiros e professores.

Média salarial na Bélgica

Na Bélgica não há uma lei de piso salarial, o valor dos salários é estabelecido por meio de acordos coletivos entre os sindicatos e os empregadores. Para você ter uma ideia de como funciona, o salário mínimo na Bélgica é de 1.559 euros, então pessoas maiores de 18 anos devem receber valores a partir desse.

Qualidade de vida

Se você busca qualidade de vida, seu lugar é na Bélgica. Esse país é a capital da União Europeia e tem três línguas oficiais (francês, flamengo e alemão). É um dos países que apresentam melhor infraestrutura na Europa. Os sistemas de saúde, de transportes e de ensino são impecáveis, sem falar na segurança e toda a cultura que a Bélgica oferece.

Quem vai trabalhar na Bélgica também tem acesso livre a outros países europeus que fazem parte da União Europeia, já que a lei lhe permite todos os direitos e deveres dos cidadãos belgas.

Documentação necessária para trabalhar na Bélgica

A documentação necessária para trabalhar na Bélgica são passaporte válido por no mínimo um ano e visto de trabalho. Esse visto de trabalho é pedido juntamente à embaixada da Bélgica no Brasil ou a algum consulado do país.

Para tirar o visto de trabalho, você deve ir até o consulado ou embaixada belga com os seguintes documentos em mãos:

  • Passaporte válido por no mínimo 1 ano;
  • 2 fotos recentes com fundo branco (3×4);
  • Formulário para o pedido do visto D, preenchido e assinado conforme as indicações, em 2 vias;
  • Atestado médico (os médicos cadastrados ao consulado podem ser encontrados no site);
  • Atestado de antecedentes criminais federal e estadual (dos últimos locais que morou nos cinco anos anteriores ao pedido);
  • Comprovante de pagamento da taxa do visto;
  • Carta de autorização da empresa contratante;
  • Formulário preenchido de opção de idioma.

Para maiores informações ou dúvidas, consulte o site oficial da Bélgica no Brasil.

Qualificações para buscar um emprego

Nem sempre é fácil encontrar um emprego do outro lado do oceano, por isso determinação e foco são necessários. Algumas qualificações para buscar um emprego na Bélgica são o inglês avançado e também o francês. Além do inglês ser necessário para fazer as candidaturas, o francês é imprescindível, pois é uma das línguas mais faladas no país. As outras qualificações dependem do que é exigido por cada empresa e cargo.

Onde procurar emprego na Bélgica

Há algumas opções para quem busca emprego na Bélgica. Os sites das agências de emprego são divididos por regiões:

  • Região de Bruxelas: a agência Actiris pode ser uma boa opção.
  • Na região de Valônia: a agência Accueil pode auxiliar sua busca.
  • Na região de Flanders: a agência VDAB é uma das mais conhecidas.

Há também a opção de buscar vagas temporárias por agências particulares como a Interim. As vagas temporárias são a especialização dessas agências, mas você pode arrumar um emprego fixo por elas também.

Buscar uma vida melhor fora do país nem sempre é fácil, mas também não é impossível. Para trabalhar na Bélgica você precisa falar o idioma francês, ser especializado e ter as características que os empregadores buscam. Não deixe que seus sonhos fiquem engavetados. Mãos à obra e boa sorte!

Gostou do post? Ficou animado para trabalhar na Bélgica? Ficou mais alguma dúvida? Deixe um comentário no post que ficaremos felizes em ajudá-lo! ;)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][stm_multy_separator]

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.