Como fazer a conversação em Francês fluir de vez?

Depois de um tempão estudando francês, na hora de arriscar algumas frases você ainda sente aquele frio na barriga e termina gaguejando? Pois em primeiro lugar, pode ficar despreocupado: a fluência na produção oral é mesmo uma das últimas habilidades que a gente adquire ao aprender um idioma estrangeiro.

Por outro lado, um empurrãozinho para você soltar a língua bem que pode ajudá-lo a ganhar mais confiança e melhorar a conversação em francês, não importa em que nível você esteja! Quer ver como? Então fique de olho nas nossas dicas e aprenda a fazer sua fala fluir!

Pratique a pronúncia na frente do espelho

Um dos maiores obstáculos para os estudantes brasileiros de francês é a pronúncia de alguns fonemas que não existem na nossa língua, como o /y/ de tu ou o /œ/ de cœur.

A boa notícia é que você não precisa saber nadinha de fonética e fonologia para acertar nesses sons! É só pedir uma orientação ao seu professor, que deverá conhecer esses fonemas e poderá explicar quando e como você deve usá-los, detalhando a posição certa dos lábios e da língua para você conseguir pronunciar mesmo as palavras mais estranhas.

Depois disso, vá para a frente do espelho praticar: assim se certificará de que a boca está na pose correta!

Treine a conversação em francês sozinho

Após praticar a pronúncia, é hora de se soltar e tentar formar algumas frases en français. Para isso, o ideal é começar falando sozinho, para as paredes em casa, ou até — pourquoi pas? — com o seu cão ou gato.

Essa estratégia é ótima, permite que você se escute e “ensaie” antes de se encontrar cara a cara com outra pessoa que também fala a língua.

Assim, se você errar ou ficar nervoso, não vai ter problema nenhum e você ainda poderá aprender e melhorar antes da conversa estar mesmo valendo.

Assista a filmes para ganhar traquejo

Ter fluência em um idioma não significa simplesmente conseguir se exprimir oralmente para, por assim dizer, “não passar fome” lá fora, sabia? Existem muitas características dos falantes que a gente precisa conhecer e incorporar à nossa fala antes de nos tornarmos fluentes mesmo.

Então que tal aproveitar para assistir a filmes em francês e ir treinando o ouvido e a boca nesses traços da oralidade? Experimente e você logo vai dizer que essa ideia é super, hein!

Supere de vez o medo de errar

Para conseguir conversar em francês é preciso perder o medo, afinal, a chance de errar sempre vai existir, mas sem nem tentar você não tem como conseguir acertar, d’accord?

Portanto, deixe o nervosismo de lado, arrisque-se, ria das suas confusões e se permita ir aprendendo no seu ritmo. Depois de vencer essa barreira inicial, você vai descobrir que não tem nada a perder. Pelo contrário: agora só tem como você ficar cada vez melhor!

O que achou das dicas sobre conversação em francês para soltar a língua? Conte para a gente nos comentários e compartilhe suas dúvidas e experiências! 

FO_CTA_eBook08_GuiaConversacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.