Aprenda mais sobre a França por meio de filmes franceses

Já pensou em conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa sem sair de casa? Essa é uma das vantagens que os filmes franceses nos proporcionam! Eles podem passar uma boa ideia da cultura econômica e social em determinados períodos da França, além de destacar hábitos, características únicas e gostos do país.

Os filmes franceses também trazem benefícios para os estudos dessa língua. Reparando nos diálogos e nas situações, é possível aprender expressões novas e treinar o ouvido para captar esse idioma tão charmoso.

Quer passear um pouco pela França? Continue a leitura e conheça 3 filmes que mostram aspectos culturais da vida francesa em diferentes épocas!

1. La Môme (Piaf – Um Hino ao Amor)

Nada melhor do que conhecer a cultura francesa a partir de um de seus maiores ícones. Estamos falando de Edith Piaf! Essa cantora francesa mudou a história da música no país e pode nos ensinar muito sobre os hábitos franceses.

O filme “La Môme”, também conhecido como “La Vie en Rose”, é um drama musical que conta sobre a infância, juventude e vida adulta dessa importante cantora. A atriz que interpreta Piaf, Marion Cotillard, ganhou o Oscar de Melhor Atriz devido à sua atuação.

Com essa obra cinematográfica, você vai se encantar ainda mais pela França e conhecer algumas músicas da Edith Piaf, tais como “La foulle” e “Je ne regrette rien”. Aproveite as canções para avançar nos estudos do idioma!

2. La règle du jeu (A Regra do Jogo)

Como vivia a sociedade francesa em um período um pouco antes da Segunda Guerra Mundial? Neste filme, você poderá ter uma noção sobre isso. Sob a ótica de um dos mais renomados diretores franceses, Jean Renoir, foi lançado, em 1939, esse clássico do cinema: A regra do Jogo.

A história do filme se passa em uma casa de uma tradicional família burguesa francesa. Durante um baile de máscaras, uma série de tramas amorosas acontece. O final do filme revela um segredo e o enredo destaca como a sociedade francesa da época impõe seus padrões para garantir uma ordem social.

3. Coco avant Chanel (Coco antes de Chanel)

Quando ainda pequena, a menina Gabrielle é deixada em um orfanato. Durante a vida, entre muitas atividades, ela fazia bainha nos fundos de uma alfaiataria de uma cidade pequena. Enfrentando muitas barreiras, a pequena Gabrielle se torna, com o passar do tempo, a indescritível estilista Coco Chanel.

Essa figura importante na cultura francesa revolucionou a moda daquele país e do mundo. Chanel introduziu no jeito de vestir feminino traços e peças que antes eram dedicadas apenas aos homens.

Nesse filme, você acompanha a trajetória dessa estilista e conhece uma parte da história da França em que mulheres tinham chances de trabalho limitadas e precisavam passar por vários obstáculos para conquistar algo.

Também vai descobrir sobre o processo criativo de Coco Chanel. Com peças ousadas, essa estilista reforça a ideia de manter a personalidade ao se vestir. Característica bastante presente na vida dos franceses.

Com estas dicas de filmes franceses, você vai aumentar seu conhecimento sobre o país. Depois de assistir aos longas, sem dúvidas, você vai ter ainda mais vontade de conhecer a França e planejar um intercâmbio!

Gostou do post de hoje? Que tal ficar por dentro de outros assuntos seguindo o nosso perfil no Facebook, Twitter e LinkedIn? Até o próximo o post!

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.