Conheça os 6 verbos franceses irregulares mais comuns
Aprender o idioma francês, seja para trabalhar ou estudar, é uma tarefa que exige muita dedicação e resiliência. Até porque a língua possui uma gramática completa e um vocabulário rico. Por isso, é necessário foco, organização mental e sabedoria na administração do tempo.
Uma dica importante quando se está aprendendo um novo idioma e deseja otimizar tempo é praticar sempre que possível por meio de músicas, filmes e muita leitura. É indispensável também a prática de exercícios voltados às conjugações verbais.
Pensando nisso, montamos uma lista com 6 verbos franceses irregulares para ajudar no seu aprendizado e na melhora das suas habilidades. Confira:
1. Être
Um dos verbos franceses irregulares mais utilizados – senão o mais – é o être, isto é, o “ser” / “estar”. Sua ocorrência é constante nas frases francesas, por isso, é preciso ficar atento à sua pronúncia e escrita. Podemos colocar alguns exemplos de expressões cotidianas, principalmente na apresentação. Veja:
- Je suis brésilien. (Eu sou brasileiro.)
- Tu es français? (Você é francês?)
- Elle est professeure. (Ela é professora.)
- Nous sommes étudiants. (Nós somos estudantes.)
- Vous êtes d’où? (Você é de onde?)
- Ils sont amis. (Eles são amigos.)
2. Pouvoir
O verbo “poder” em francês também é irregular e você pode precisar dele em situações como:
- Je peux acheter le fromage. (Eu posso comprar o queijo.)
As outras conjugações são:
- Tu peux
- Elle/ il/ on peut
- Nous pouvons
- Vous pouvez
- Elles/ ils peuvent
3. Avoir
O verbo “ter” em francês é muito utilizado e serve como verbo auxiliar em avoir besoin de, ou seja, “precisar”. Confira alguns exemplos:
- J’ai vingt-et-un ans. (Eu tenho vinte e um anos.)
- Nous avons besoin d’étudier. (Nós precisamos estudar.)
- Quel âge avez-vous? (Que idade você tem?)
Veja as demais flexões no tempo presente:
- Tu as
- Elle/ il / on a
- Elles/ ils ont
4. Aller
Aller é o verbo “ir” na língua francesa e é utilizado em vários casos, inclusive para indicar situações futuras. Observe alguns exemplos e conjugações:
- Je vais à l’école. (Eu vou à escola.)
- Tu vas travailler demain. (Você vai trabalhar amanhã.)
- Elle/ il/ on va
- Nous allons
- Vous allez
- Elles/ ils vont
5. Venir
Se seu objetivo é aprender francês para viagem, não pode deixar passar esse verbo! Ele significa “vir”. Observe o exemplo:
- Je viens du Brésil. (Eu venho do Brasil.)
Flexões das demais pessoas verbais no tempo presente:
- Tu viens
- Elle/ il/ on vient.
- Nous venons.
- Vous venez
- Elles/ ils viennent.
6. Vouloir
Por fim, temos o verbo irregular vouloir, que significa “querer”. Observe um exemplo de sua ocorrência e sua conjugação no presente:
- Je veux boire du café. (Eu quero beber café)
- Tu veux
- Elle/ il/ on veut
- Nous voulons
- Vous voulez
- Elles/ ils veulent
Portanto, agora que já conhece alguns dos verbos franceses irregulares, você precisa aprimorar seus conhecimentos e de forma que se mantenha sempre entusiasmado.
Para isso, é importante investir em uma escola de francês, que auxiliará no aprendizado de mais conceitos de forma prática.
Além disso, em uma escola, desenvolvemos mais disciplina e organização para alcançar os objetivos. Você pode montar um cronograma de estudos e alinhá-lo à sua lista de tarefas, a fim de adquirir maior produtividade.
Ainda está em dúvida se vai investir em um curso de francês? Não deixe de conferir nosso post em que mostramos 4 motivos pelos quais você deve considerar a ideia!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!