5 maneiras de desenvolver resiliência para facilitar sua jornada de estudos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Tempo X Estudo. Uma questão que, dificilmente, nos abandonará ao longo de nossa carreira. Juntando isso às pressões e estresse do trabalho, a solução é fazer da resiliência uma aliada para facilitar a jornada de estudos. Confira!

Mas, afinal, o que é resiliência?

Resiliência é a capacidade de voltar ao estado natural depois de um evento crítico ou incomum.

Trazendo para nosso contexto, é a capacidade que algumas pessoas desenvolvem de não se deixarem abalar, independente do que aconteça, e de manter o foco no que é mais importante — no caso, uma jornada de estudos eficiente.

Agora que você já sabe o que é resiliência, vou te explicar como ela pode facilitar sua rotina de estudos.

Use as críticas a seu favor

A maioria das críticas e insultos que chegam a nós não faz sentido ou é mentirosa. Segundo o Historiador Leandro Karnal, “só se ofende quem não se conhece”.

Quando alguém te humilhar ou te desmerecer, faça uma análise da sua própria vida e chegue a uma conclusão. Por exemplo: alguém te diz que você não é capaz de aprender outro idioma. Você olha para trás, recorda de tudo que já conseguiu conquistar e conclui que é capaz, sim, de aprender outra língua.

Logo, você não tem por que se irritar, já que atestou que a ofensa é uma mentira.

Abuse da criatividade

Passamos por situações de stress todos os dias. Algumas nos irritam tanto que são capazes de tirar nossa paz de espírito. Mas não se preocupe, não há na Terra alguém que não passe pelas mesmas situações.

O que nos diferencia é a forma como lidamos com os atritos corriqueiros. Nesses momentos, para sermos resilientes, temos, em primeiro lugar, que sermos criativos. Pense em saídas estratégicas e criativas para fugir das situações de stress.

Por exemplo: se você é uma pessoa desorganizada, faça uma lista de tarefas para não se perder. Se não gosta de atividades em grupo, estude só. Se o barulho do vizinho te incomoda, coloque fones e ouça suas músicas favoritas enquanto estuda.

Seja autoconfiante

Aquele sentimento de que tudo o que fazemos nunca é o suficiente é um dos que mais nos atrapalha na hora dos estudos.

Ficar pensando que não conseguirá estudar todo o conteúdo necessário, que fará uma má prova, que não aprende apesar de todo o esforço, não ajuda em nada.

Em vez de pensar assim, seja autoconfiante. Diga pra você mesmo que é capaz e saiba que, com esforço e dedicação, todo mundo é realmente capaz de superar os obstáculos.

E se você ainda não está enxergando os resultados, não desista, persista e se mantenha motivado.

Bloqueie os impulsos

Os gatilhos mentais são dispositivos que, quando ativados, podem contribuir para tornar mais eficiente uma determinada habilidade ou para intensificar um sentimento, como a raiva e o stress.

Busque identificar quais são os gatilhos mentais que te causam desconforto e afetam seu humor e, consequentemente, sua rotina de estudo. Isole esses gatilhos e procure estratégias para mantê-los desativados.

Entretanto, como nem tudo está ao nosso controle, na iminência de enfrentar uma situação de stress, lembre-se de que ser resiliente, também significa “sair à francesa” de situações ou pessoas.

Saiba o que te dá prazer

Jornada de trabalho, rotina de estudo, compromissos, responsabilidades. Tudo isso costuma ser pouco prazeroso. E sem leveza, prazer e satisfação, tudo se torna um fardo. Faça uma autoavaliação e descubra o que te satisfaz e o te leva a fazer atividades chatas com mais alegria.

Se estudar ouvindo música de deixa mais relaxado, ouça. Se você fica mais concentrado petiscando enquanto lê, coma (moderadamente, é claro). O importante é associar algo que é feito com pouco prazer a outras práticas que sejam prazerosas.

E, aí, gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][stm_multy_separator]

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.