Quais são as características de um curso de Francês que dá resultado?
Aprender francês é um excelente investimento para quem está em busca de novas oportunidades na carreira profissional ou acadêmica. Seja aqui no Brasil ou em uma das milhares de organizações em dezenas de países onde o idioma é falado.
Porém, para a empreitada valer a pena é imprescindível se matricular em um curso de francês de qualidade, que realmente traga resultados, não é?
Saiba como reconhecer a excelência de uma escola de francês e saia da aula pronto para conquistar seus objetivos!
Considerar toda a diversidade da francofonia
Não limite seu aprendizado à França. Há muitas oportunidades em outros países, mesmo aqueles em que o francês não é idioma oficial, mas funciona como língua franca. Como por exemplo em empresas e organizações internacionais, da ONU aos Médicos Sem Fronteiras.
Escolha uma escola que leva em consideração a diversidade linguística e a amplitude de possibilidades que a francofonia pode oferecer a você no mundo corporativo ou universitário. A língua francesa pode abrir portas em países como Canadá e Bélgica, além de Costa do Marfim e Camarões, entre outros!
Focar nos seus objetivos profissionais e acadêmicos
Se seus planos para o futuro e motivações para aprender francês já estão bem definidos — estudar fora e/ou imigrar para o Canadá, por exemplo — entrar em um curso convencional pode acabar sendo perda de tempo. Afinal, neles a língua vai ser ensinada de maneira geral e lenta, procurando cobrir as aspirações e necessidades de alunos com enfoques bastante diferentes.
Em um curso objetivo ou em aulas particulares, você avança muito mais rapidamente, concentrando-se naquilo que será mais relevante para o caminho que você está determinado a traçar com o francês.
Ter profissionais especialistas no ensino do francês
Não adianta só ter morado fora, nem mesmo ser falante nativo para ser um bom professor, sabia? O educador precisa não apenas ser craque na língua, como, ainda, ter conhecimento teórico e prático avançado sobre pedagogia e linguística.
Certifique-se de que um curso de francês é confiável verificando a formação de seus professores, procurando saber mais sobre sua experiência no ensino e exigindo ser ensinado por profissionais devidamente qualificados.
Usar uma ampla variedade de materiais de aprendizado
Outra característica importante de um bom curso é ir além do que é oferecido apenas pelos livros didáticos.
Aulas que contam com recursos audiovisuais, escolas com bibliotecas multimídia e professores que diversificam suas aulas e incentivam o uso de outras formas de aprendizado são sinais de que você poderá aprender mais e melhor ali.
Exercícios focados em dar ao aluno independência na fala e na escrita desde as primeiras aulas também são essenciais em um curso de qualidade.
Não exceder o número de 10 alunos por turma
Ensinar uma língua, principalmente quando se propõe a focar nas necessidades do aluno, é algo que demanda uma atenção individualizada.
Por esse motivo, é praticamente inviável cumprir com esse propósito de aprendizado personalizado se houver um excesso de estudantes sob responsabilidade do mesmo professor, concorda?
Sendo assim, priorize as escolas que limitam a quantidade de no máximo 10 alunos por sala. Assim, você tem certeza de que poderá contar com a atenção e orientação do professor em todo processo de aprendizagem.
Pronto para escolher o melhor curso de francês para alavancar seu futuro? Então aproveite para assinar nossa newsletter e continue antenado nas nossas dicas!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!