Como fazer as aulas de francês serem bem mais produtivas?

Em qualquer curso, aproveitar ao máximo o tempo das aulas expositivas é fundamental para que o aprendizado se torne mais eficiente e rápido.

Ao mesmo tempo, essa é uma grande dificuldade para a maioria dos estudantes, que muitas vezes não conseguem concentrar-se nas lições.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas para tornar suas aulas de francês mais produtivas. Confira-as a seguir!

1. Prepare-se

No ano passado, a revista Neuroeducação listou 10 dicas da neurociência para a sala de aula. Uma delas explica que, para um aprendizado mais eficiente, é necessário “recontar, rever e repassar”, ou seja, retomar sempre o que já foi aprendido.

Isso acontece porque experiências e informações precisam ser repetidas para que as conexões cerebrais relacionadas a elas sejam mantidas.

Por isso, para aproveitar ao máximo suas aulas, você deve sempre estudar o que foi ensinado nas lições passadas. Revise a teoria das aulas anteriores e cumpra os exercícios propostos pelo seu professor e pelo material didático do seu curso.

Em uma segunda etapa de preparação, você pode realizar uma leitura introdutória dos temas que serão abordados nas suas próximas aulas. Assim, você estará familiarizado com os assuntos e exercícios que serão propostos, tendo mais facilidade para entendê-los.

2. Leve materiais adequados à aula

Imagine estar em uma aula de desenho e descobrir que você esqueceu de levar um lápis. Seria um grande problema, não é mesmo? Nas aulas de francês, não é diferente: ter em mãos o material adequado para o seu aprendizado é imprescindível.

Por isso, no dia anterior à aula, faça um check-list e separe livros, cadernos, canetas e marca-textos necessários. Lembre-se de que a tecnologia pode ser sua aliada e consulte previamente seu professor sobre a possibilidade de utilizar, em sala de aula, aplicativos que possam auxiliar no seu aprendizado.

Além disso, lembre-se de carregar sempre um bom dicionário de francês, assim como tabelas de tempos verbais ou listas de vocabulário.

3. Insira a prática na teoria

Aplicar a teoria à prática e inserir o aprendizado em um contexto são dicas unânimes entre professores e especialistas. Aulas muito teóricas, com pouca aplicabilidade prática, são extremamente desestimulantes para quem deseja aprender um novo idioma.

Por isso, é importante escolher uma metodologia que una a teoria à prática, assim como conhecer quais são os seus objetivos no aprendizado do idioma.

Nas aulas, procure sempre fazer associações entre o que está sendo aprendido e em qual contexto aquele aprendizado será útil. Anote em seu caderno para lembrar-se disso quando estiver estudando.

Se você não consegue visualizar onde aquele conhecimento poderá ser aplicado, peça para que seu professor uma explicação. Essa é a forma mais eficiente de aprender.

4. Participe

Outra dica da revista Neuroeducação para um aprendizado mais eficiente é a participação do aluno na sala de aula.

Para que o ensino seja efetivo, o aprendiz não deve ser apenas um receptor de informações: pelo contrário, seu papel deve ser ativo e central.

O estudante deve fazer perguntas e contribuições, trazendo debates à sala de aula. O professor, por sua vez, deve estar preparado para estimular e orientar esta participação.

5. Motive-se

Em uma entrevista ao jornal El País, Francisco Moura, um dos maiores nomes da neuroeducação na Espanha, explica que o cérebro aprende de forma eficaz apenas quando sente emoções. Ou seja: ninguém é capaz de aprender se não estiver motivado.

Por isso, é importante que você tenha um objetivo estimulante para aprender francês. A escolha de uma metodologia motivadora, que traga desafios e esteja adequada às suas necessidades, também é essencial para a eficiência e a rapidez do seu aprendizado.

Apesar de parecer um grande desafio, tornar as aulas de francês mais produtivas pode ser fácil se você seguir esses passos simples.

Mas lembre-se: além do seu esforço para aproveitar ao máximo suas aulas, optar por uma escola de idiomas com uma boa metodologia e professores bem preparados é essencial para que seu aprendizado ocorra da forma mais eficaz e rápida possível.

Nosso texto foi útil? Que tal conferir nossas 7 dicas para aprender francês mais rápido e tornar seu estudo ainda mais eficiente?

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.