Inverno no Brasil: como estará na França e Canadá?

Apesar do Brasil não apresentar um inverno rigoroso, salvo na região sul e pontualmente em uma ou outra cidade das regiões sudeste e centro-oeste, quando chega a estação das botas e casacos boa parte das pessoas se recolhem torcendo para acabar logo.
Se você gosta da ideia de fugir do inverno brasileiro, nesse post vai saber o que a França e/ou o Canadá proporcionam nesse período do ano. Lembrando que por lá é verão. Confira!

O clima na França:

 

A França, no geral, tem um clima ameno e agradável, definido como temperado, embora tenha algumas subdivisões.

O oeste da França tem o clima mais variado e mais chuvoso. A parte mais central, pegando um pouco do leste, apresenta estações de frio intenso e calor exagerado. O sul da França tem os verões secos e quentes, contando com mais sol durante as estações. E os locais montanhosos apresentam mais chuva, frio e neve em alguns meses.

Verão na França:

O verão na França – 21 de junho a 20 de setembro – é forte e quente, variando de acordo com a região. A chuva pode ser frequente nesses meses, mas não com muita intensidade como as nossas chuvas de verão.

Julho costuma ser o mês mais quente e é nesta época do ano que as cidades da França costumam encher de turistas vindos dos países do hemisfério norte por causa das férias escolares.

O que fazer no verão na França:

As opções são inúmeras, então separamos algumas, apenas para ilustrar! 🙂

Nada falta na Normandia, praias, belas paisagens, castelos, abadias, boa cozinha, natureza…. e no verão ela se anima com uma série de eventos dedicados ao Impressionismo, chamada, Normandie Impressionniste.

A principal cidade da Normandia é Rouen, que foi palco da morte de Joana d’Arc portanto, mais um excelente cenário para visitação.

Alsácia (Alsace), lugar que tem todo um charme na sua mistura de culturas francesa e alemã. A região também é conhecida pelos seus vinhos e o verão é perfeito para fazer a rota dos vinhedos e cidades. Sem falar dos charmosos canais alsacianos, por onde se pode navegar por horas ou até por dias.

A principal cidade é Strasbourg, que é um mix de charme e vida cultural borbulhante. No verão, além dos eventos que agitam a região, os parques ficam lindos e cheios de cegonhas.
Não dá para falar de verão na França, sem mencionar a Provence. É uma das regiões mais quentes da França, então, para quem adora calor, é o lugar para viajar nesta época do ano.

Entre junho e final de julho as lavandas estão a pleno vapor, transformando a paisagem, que já é bela, em locais divinos.

Uma das cidades que se agita no verão é Arles, com o seu festival de fotografia, Rencontres d’Arles, um dos mais famosos da França, e o Arelate, quando toda a cidade volta para a época dos romanos.

Paris, de janeiro a janeiro, Paris! A capital francesa, no verão, fica ainda mais animada. Exposições, a Fête de la Musique, que acontece a cada 21 de junho, vários terraços e rooftops são abertos e assim ficam até o outono.

É a época da Paris Plage, quando as margens do Sena e do Bassin de la Villette são transformadas em praia ao alcance da população. Fora os parques parisienses, que ficam cheios de vida e ainda mais belos.

Clima no Canadá:

Apesar da fama, o Canadá não é só inverno. Você também vai encontrar verões, primaveras cheias de pólen e um outono charmoso, bem laranja, vermelho e amarelo.

Sim, no Canadá tem verão! Do dia 21 de junho ao dia 22 de setembro, e para a sua alegria, lembra bastante o calor do Brasil. Em algumas regiões, como por exemplo em British Columbia, o calor chega a secar a grama dos parques.

Verão no Canadá:

O ambiente fica mais alegre, contagiante e agitado. A atmosfera lembra muito o Brasil, já que as praias ficam cheias, tem churrasco para todos os lados, piqueniques, e a galera praticando todos os tipos de esporte.

Pode-se estimar que os termômetros variam de 15°C a 28°C, sendo as temperaturas mais baixas no início do verão e de madrugada e as mais altas durante o dia e nos meses de julho e agosto.

A sensação térmica pode ir bem além, passando dos 30°C. Na prática, em cidades onde o inverno é muito rigoroso, o verão também é extremo, com temperaturas chegando a 40°C.

O que fazer no verão no Canadá:

O acampamento é uma prática bem comum, os próprios canadenses são fãs dessa atividade durante o Verão. Mas você não precisa necessariamente de barraca. Pode ser em cabanas de madeira perto de um lago.

Cidades como Montreal dedicam-se a atividades mais voltadas a cultura como os festivais de música, culinária típica em bares e restaurantes com mesas ao ar livre, shows em parques e passeios de bicicleta em volta de museus e edifícios antigos.

Escalar montanhas, fazer trilhas no mato em busca de lagos azul-turquesa, canoagem, mountain bike e até mesmo um mergulho são atividades bem comuns durante o Verão.

Para quem gosta de nadar, o barato são as piscinas aquecidas seja em clubes ou academias ou públicas ao ar livre localizadas em praias e parques.

Se você não curte o inverno no Brasil e está pensando em conhecer o verão da França e Canadá, já tem bons motivos! 😉

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.