Subjuntivo em francês: como usar?
Salut! A gramática, de maneira geral, é a estrutura mais complexa no aprendizado de uma língua. Para facilitar a sua vida no processo de aprofundamento no idioma francês iremos descomplicar o modo subjuntivo.
O modo subjuntivo em francês se chama “Le Subjonctif” e seu uso é bastante parecido com o do subjuntivo em português. Preparamos este artigo para lhe ajudar a utilizar este modo verbal de maneira correta no idioma de Napoleão.
Há diversos motivos para falar francês, e não será um tempo verbal que te fará desistir! Continue a leitura e confira!
Saiba o que é o modo subjuntivo
O subjuntivo é a expressão do subjetivo. Ele expressa a possibilidade, a iminência. Usamos o subjuntivo quando vamos falar de algo que pode ou não acontecer. Vamos ver uma frase em português para entender mais claramente o que é o subjuntivo: É preciso que ela fale.
Podemos observar que esta frase é formada por uma expressão impessoal que indica necessidade (é preciso), a conjunção que, o sujeito ela e depois o verbo conjugado no modo subjuntivo. Note que esta frase demonstra uma ação que pode ou não acontecer. Não sabemos se a pessoa em questão vai ou não falar. Em francês, esta frase seria: Il faut que elle parle.
Entenda como utilizar o subjuntivo em francês
O subjuntivo em francês quase sempre vem precedido pela conjunção que. A expressão que inicia a frase expressa sentimento, necessidade, vontade. Desta forma, ela é formada por verbos que expressam sentimentos (aimer, préferér, avoir peur, être content…), verbos de necessidade (il faut, il est nécessaire…), verbos que expressam vontade, desejo, fé (vouloir, désirer, souhaiter…).
Conjugação dos verbos regulares
Vejamos agora a conjugação. Vamos pegar como exemplo o verbo parler, que é do primeiro grupo (verbos regulares terminados em –er). A primeira coisa que devemos fazer é encontrar o radical do verbo. Para isso, conjugamos o verbo na 3ª pessoa do plural do tempo presente e depois retiramos a terminação -ent.
Ils parlent (presente).
Tirando o –ent, encontramos o radical, que é parl-. Depois disso, acrescentamos ao radical as seguintes terminações: -e, -es, -e, -ions, -iez, -ent.
Dessa forma, teremos:
Que je parle / Que tu parles / Que il (elle) parle / Que nous parlions / Que vous parliez / Que ils (elles) parlent.
Vamos ver agora o verbo finir, do segundo grupo (verbos regulares terminados em –ir):
Ils finissent (presente).
Tirando o –ent, encontramos o radical, que é finiss-. Conjugando no subjuntivo, teremos:
Que je finisse / Que tu finisses / Que il (elle) finisse / Que nous finissions / Que vous finissiez / Que ils (elles) finissent.
Conjugação dos verbos irregulares
Bem, os verbos irregulares, como o próprio nome sugere, têm um radical que se altera conforme a conjugação. Porém, as terminações continuam sendo as mesmas. Os verbos irregulares, que fazem parte do terceiro grupo, são: aller, alguns verbos terminados em –ir, verbos terminados em –oir e –re.
Vamos ver com mais atenção os verbos être e avoir. Eles são completamente diferentes no subjuntivo. É preciso decorar a conjugação deles.
Être:
Que je sois / Que tu sois / Que il (elle) soit / Que nous soyons / Que vous soyez / Que ils (elles) soient.
Avoir:
Que j’aie / Que tu aies / Qu’il (elle) ait / Que nous ayons / Que vous ayez / Qu’ils (elles) aient.
Como é possível perceber, conjugar os verbos no subjuntivo em francês é bastante simples, mas tem algumas particularidades. Para aprender melhor a gramática francesa, recomendamos investir em um bom curso de francês. Para conferir como está o seu conhecimento da gramática francesa, faça o quiz que preparamos para você!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!