Semana da Francofonia 2015

Todo ano no mês de março, a língua francesa é celebrada durante a Semana da Língua Francesa e da Francofonia. Em 2015, a Semaine de la langue française et de la Francophonie acontecerá entre os dias 14 e 22 de março.

O evento tem como objetivo divulgar a cultura dos diferentes países francófonos por meio de diversas atividades: música, cinema, teatro, seminários universitários e atividades esportivas. Diversos eventos acontecem no mundo inteiro durante a semana.

Aqui no Rio de Janeiro não será diferente: diversos eventos e atividades acontecerão durante essa semana. A programação vai desde mostra de filmes até palestras, ideal para todos os gostos e todas as idades. Confira a programação aqui.

A Francofonia / La Francophonie

De acordo com a OIF, estima-se em 274 milhões o número de francófonos no mundo, sendo 72 milhões locutores francófonos parciais. O termo “francofonia” apareceu pela primeira vez em 1880, quando o geógrafo francês Onesime Reclus, o usou para referir-se a comunidade linguística e cultural do império colonial francês. Atualmente, o termo não está mais vinculado à ideia colonial e é usado para representar:

– todas as ações de promoção do francês e dos valores democráticos que ele veicula. Nesse caso, o termo é “francofonia” (com f minúsculo);

– a Organização Internacional da Francofonia (OIF), que reúne diversos países e governos francófonos que aderiram à “Charte de la Francophonie”. Nesse caso, o termo é “Francofonia” (com F maiúsculo).

Consulte o site oficial da Semaine de la langue française et de la Francophonie e confira as atividades e eventos que serão realizados no mundo inteiro durante toda a semana.

Participe do grupo Francophones de Rio no facebook e entre em contato com a comunidade francófona do Rio de Janeiro. 😉

 

FO_CTA_Apresentacao_oficial

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.