Quais países foram colonizados pela França?

Enquanto aqui no Brasil a gente comemora a independência por ser um país fruto da colonização portuguesa, a França experimentou desde sempre o outro lado da moeda, ser um país colonizador.

Preparamos esse post para que você conheça os países que foram colonizados pela França com isso entenda o porquê da cultura francesa ser tão disseminada mundo afora. Confira!

Dominação Continental

O chamado, Império Colonial Francês foi estabelecido entre os séculos XVI e XX em quase todos os continentes, África, Américas, Ásia e na Oceania.

Na América do Norte conquistou Quebec, em 1608, (“Canadá”) e as ilhas de São Pedro e Miquelão, que até hoje mantêm a cidadania francesa.

No Caribe, a França colonizou as ilhas de Martinica, Guadalupe e Haiti. A ilha de Saint Martin acabou sendo dividida com a Holanda.

As colônias francesas na África são inúmeras sendo o ponto de partida no Senegal, onde em 1624 estabeleceu se entrepostos, limitando-se a traficar escravos para as suas colônias no Caribe.

A Île Bourbon (atual Reunião), em 1664, Île de France (atualmente Maurícia), em 1718 e as Seychelles, em 1756, foram as conquistas no Oceano Índico. Parte do Egito, durante o reinado de Napoleão, também foi dominada pela França.

Mas foi no século XIX com a invasão da Argélia e o estabelecimento de um protetorado na Tunísia que o interesse na África foi despertado nos franceses. Quando se formou a colônia do Sudão francês (atual Mali) e Marrocos tornou-se outro protetorado.

Foram colônias francesas até meados do século XX: Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana.

Particularidade nas Américas

A participação da França no processo de colonização do continente americano aconteceu tardiamente em relação às nações ibéricas. Esse atraso é usualmente vinculado à falta de interesse do próprio Estado em empreender um programa de expansão marítima e os constantes desentendimentos entre a Coroa e a classe burguesa.

Na América Latina, os franceses ocuparam regiões das Antilhas e das Guianas empreendendo um tipo de exploração voltado à produção açucareira e a utilização de mão-de-obra escrava.

Na região norte, os franceses se fixaram na região do Quebec, Louisiana, Golfo do México e Mississipi. Nessas regiões, diversos colonizadores franceses viviam da comercialização de caças, peles de animais, pesca e outras atividades menores.

Com a deflagração da Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) o projeto colonial francês sofreu um duro golpe ao ter que ceder parte de seus domínios para a Inglaterra.

Com assinatura do Tratado de Paris (1763), a França reconheceu sua derrota entregando uma parte das Antilhas Francesas, a região leste do Rio Mississipi, à colônia de Quebec e a região da Louisiana, entregue a um breve domínio dos espanhóis.

Agora que você já conhece as proporções do domínio francês pelo mundo fica fácil de entender porque encontra-se tanto da cultura francesa espalhada por ai, não é mesmo?

FO_CTA_eBook14_TestesProficiencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.