Quer morar na França? Conheça os hábitos mais diferentes dos Franceses!

Quando decidimos passar um tempo em outro país, é importante pesquisar bastante sobre as melhores cidades e o custo de vida. Neste contexto, existe um ponto muito importante a ser avaliado: os hábitos locais.

Conhecê-los é fundamental para garantir uma boa adaptação e uma ótima estadia. À vista disso, se você quer morar na França precisa compreender e praticar costumes que, apesar de diferentes dos nossos, são surpreendentes!

Franceses dedicam muito tempo à mesa

Esqueça os feitos de Napoleão Bonaparte. Os franceses contemporâneos são tranquilos e gostam mesmo de aproveitar a vida entre amigos e familiares. Mesmo diante dos compromissos do dia a dia, os momentos de confraternização à mesa são muito apreciados. Disso eles não abrem mão.

Portanto, se você for fazer uma refeição com franceses, saiba que precisa dedicar tempo para isso. O próprio menu é oferecido em etapas: entrada, prato principal e sobremesa (no mínimo).

É comum a degustação de vinhos e deliciosos petiscos, como os famosos queijos locais. Os jantares em datas especiais costumam se estender por mais de duas horas. Você aprenderá que uma refeição é muito mais do que matar a fome, é também apreciação e momento de confraternizar.

Eles não pedem bis

Apesar da comida permear as relações francesas, não se engane pensando que todo mundo come até não aguentar mais. Pelo contrário, a boa forma deles é admirada no mundo inteiro. O segredo? Nunca repetir o prato! Na França, é deselegante exagerar nas refeições. Por isso, você deve degustar cada alimento e bebida com prazer, não com pressa.

Gostam de andar sobre duas rodas

Outro hábito maravilhoso dos franceses é utilizar a bicicleta como meio de transporte e não exclusivamente como atividade esportiva, como aqui no Brasil. É possível ver pelas ruas mulheres e homens muito elegantes indo de bike para o trabalho.

Em tempo: as vias são adaptadas e o clima mais ameno é um aliado poderoso para fazer isso dar certo, mesmo se tratando de um país que conta com uma boa estrutura de transporte público. Paris, por exemplo, tem uma das maiores malhas metroviárias da Europa!

Franceses do interior são extremamente educados

Por falar em Paris, ela é sempre uma boa ideia! Porém, a França vai muito além da sua capital. Cidades como Lyon (terceira maior cidade do país), Nice (próxima ao Mar Mediterrâneo) e Marselha (portuária) são ótimas opções.

Lugares menores como Nantes (porta de entrada para o Vale de Loire), Bordeaux (dos vinhos) ou Toulouse (universitária) são ideais para quem quer reduzir o custo de vida e se aproximar ainda mais dos moradores típicos do interior, que são muito educados e gostam de compartilhar sua cultura com os visitantes.

Eles adoram aventuras

Mesmo sendo muito contidos, os franceses extrapolam nos esportes radicais. Eles gostam bastante de montanhismo, trekking e escaladas. Essas atividades também os aproximam da natureza, outra grande paixão francesa.

Não é por acaso que os franceses estão no topo do ranking quando o assunto é preservação ambiental e políticas públicas para reduzir o impacto das atividades humanas sobre o planeta.

São pontuais

Não são só os ingleses que têm fama de pontuais. Se você quer morar na França, comece a cumprir os horários marcados. Os franceses acham muita falta de educação fazer o outro esperar.

E não é só isso: falar alto, se atrasar para refeições e não soltar um bonjour para todos (em qualquer horário) são consideradas grosserias. Ah, e sabe aquela expressão “sair à francesa”? Nem pense nisso, pois os franceses gostam de se cumprimentar com dois beijinhos no rosto, independentemente do sexo, na chegada e na despedida.

E então, você se adaptaria facilmente aos hábitos franceses? Aprenda o idioma desse país fascinante e viva a experiência de morar na França! Entre em contato com a Autrement Dit e não perca mais tempo!

FO_CTA_eBook14_TestesProficiencia

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.