Francês é a língua do futuro!
Você sabia que o crescimento global faz com que o francês seja o “idioma do futuro”?
Analistas garantem que dentro de algumas décadas, o número mundial de falantes de francês aumentará aproximadamente 220%.
Se você não quer estar fora desse grupo e já percebeu o aumento da utilização do idioma francês principalmente no trabalho, continue a leitura!
Idioma francês no mundo
O Observatório de Língua Francesa da OIF publica um relatório sobre a situação do francês no mundo. Estes especialistas divulgam dados concretos sobre o uso da língua francesa, seu ensino, o lugar que esta língua ocupa na mídia, na internet, nas organizações internacionais, nos intercâmbios econômicos, etc.
Com mais de 270 milhões de falantes e, devido ao crescimento demográfico dos países da África, o seu potencial de crescimento está ainda mais elevado.
O francês é a quinta língua mais falada no mundo, a 4ª mais utilizada na Internet, 3ª para o mundo dos negócios, 2ª de informação internacional na mídia, 2ª idioma de trabalho na maioria dos organismos internacionais e 2ª língua mais aprendida no mundo.
Resta alguma dúvida que o francês representa uma oportunidade e é um trunfo para os seus falantes?
Crescimento do aprendizado em números
Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo aprendem a língua francesa como língua estrangeira. Alguns países registram aumentos superiores a 30% do número de novos falantes: como é o caso de Angola, Moçambique, Argentina, Costa Rica, China ou Índia. Mais de 1 milhão de estudantes de francês na Argélia, Alemanha, Canadá (salvo o Quebec), Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Nigéria, Romênia, etc.
O presidente francês Emmanuel Macron definiu como um de seus objetivos dobrar o número de estudantes em escolas secundárias francesas no exterior – atualmente recebem cerca de 350 mil jovens em 500 instituições em todo o mundo.
Em 2065, um bilhão de pessoas deverão falar francês, cinco vezes mais do que em 1960, afirmou Macron, em março de 2018, na Academia Francesa.
Por que aprender francês?
As razões que levam a aprender o idioma francês em regra geral circulam entre o desejo de prosseguir estudos numa universidade francófona, destaque profissional, emigração e paixão pela cultura francesa.
O custo com o ensino superior é garantido pelo Estado francês independentemente da nacionalidade do beneficiário. Com isso, ¾ dos estudantes estrangeiros na França frequentam as universidades. Com isso os estudantes estrangeiros contribuíram para cerca de um terço do crescimento dos efetivos do ensino superior francês.
Para quem trabalha ou quer trabalhar em multinacionais é fundamental dominar também o idioma materno da organização. Você precisará se comunicar com a matriz em francês, enviar e-mails e poderá se responsabilizar por diversas demandas que aparecerão com o passar do tempo.
O mundo está conectado e globalizado, fato que tem permitido uma maior troca de informações entre empresas de diversos países. Para interagir melhor, saber um segundo idioma é essencial, especialmente se for o francês.
Um segundo idioma amplia ainda mais seus horizontes, seja para ter mais chances no mercado de trabalho, melhorar o seu currículo ou mesmo se manter e crescer dentro da empresa onde trabalha.
Os profissionais que estão mais envolvidos com a empresa e com a tomada de decisão são aqueles que sabem falar mais de um idioma. Então, é estratégico ter mais que o inglês, não?
Se o seu objetivo é profissional e agora conhece as vantagens de aprender o segundo idioma mais falado no ambiente corporativo pense já em estudar o francês com foco nos negócios. Assim você otimiza e agiliza seus resultados.
Aqui na Autrement Dit podemos te orientar sobre francês para negócios e te auxiliar a atingir com facilidade o seu objetivo. Fale conosco!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!