Férias de Julho – Aproveite o recesso escolar também na França ou Canadá

Férias! Aquele momento que todo mundo aguarda ansiosamente para passear e descansar. Se você é estudante ainda usufrui dessa maravilha duas vezes por ano e quando tem filhos, ainda tem dúvida se esses dois momentos facilitam ou atrapalham a rotina.

Seja qual for a sua realidade, uma coisa é certa, você precisa planejá-las! Nesse post iremos te apresentar como funcionam as férias escolares na França e no Canadá para assim você aproveitá-las ~ ou evitá-las. Confira.

É importante conhecer o calendário das férias escolares, mesmo para aqueles que não tem filhos ou que estes ainda não estão em idade escolar. Desse modo, fica mais fácil evitar os preços exorbitantes, escapar dos engarrafamentos e dos lugares lotados.

Férias na França

O calendário das férias escolares na França é separado por zonas que permite um melhor fluxo na circulação, reduzindo os congestionamentos causados quando todo mundo resolve sair ao mesmo tempo para aproveitar as férias.

A França é dividida em três grandes zonas, denominadas zona A, B e C. As zonas englobam grandes regiões e não são fixas, podendo variar de um ano para o outro.

Zonas e períodos em 2018:

Zona A: Besançon, Bordeaux, Clermont-Ferrand, Dijon, Grenoble, Limoges, Lyon e Poitiers.

Zona B: Aix-Marseille, Amiens, Caen, Lille, Nancy-Metz, Nantes, Nice, Rléans-Tours, Reims, Rennes, Rouen e Strasbourg.

Zona C: Créteil, Montpellier, Paris, Toulouse e Versailles.

Para deixar qualquer estudante com inveja, as férias escolares francesas ocorrem 5 (cinco), isso mesmo, cinco vezes ao ano. Férias de Inverno, Primavera, Verão, Toussaint e Natal.

Férias de Inverno:

Zona A: 10 a 26 de fevereiro de 2018.

Zona B: 24 de fevereiro a 12 de março de 2018.

Zona C: 17 de fevereiro a 5 de março de 2018.

Férias de Primavera:

Zona A: 7 a 23 de abril de 2018.

Zona B: 21 de abril a 7 de maio de 2018.

Zona C: 14 de abril a 30 de abril de 2018.

Férias de Verão:

Zonas A, B e C: 7 de julho a 3 de setembro de 2018.

Toussaint

Zonas A, B e C: 20 de outubro a 5 de novembro de 2018.

Natal (2018/2019)

Zonas A, B e C: 22 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019.

Para aproveitar as férias de julho aqui do Brasil concilie com as férias de verão da França que ocorre no mesmo período em todas as zonas. Caso prefira o inverno europeu, verifique qual região escolar a(s) cidade(s) que você vai conhecer pertence e planeje sua viagem com mais tranquilidade.

Férias no Canadá

Diferente do Brasil, o ano letivo no Canadá vai de setembro a junho, pois as férias de verão são nos meses de julho e agosto. Há também um Winter break (recesso de inverno), o Christmas break (recesso de Natal) e um Spring break (recesso de primavera) de uma semana em março.

Calendário canadense 2018:

Recesso de Primavera: 09 a 19 de março de 2018

Férias de Verão: 29 de junho a 04 de setembro de 2018

Recesso de Natal: 25 de dezembro de 2018 a 07 de janeiro de 2019

Vale lembrar que no sistema educacional do Canadá estudar francês é obrigatório em elementary e high schools, dos 06 aos 18 anos – já que é um dos idiomas oficiais do Canadá.

Uma curiosidade da província de Ontário por exemplo, é que além de ter que atingir certa nota em uma prova de alfabetização, alunos de high school precisam completar 40 horas de serviço comunitário para que possam obter o Ontario Secondary School Diploma.

Mais um exemplo de como o sistema educacional canadense visa formar cidadãos.

Seja França ou Canadá se o seu período de férias for julho será uma excelente oportunidade para desfrutá-la nesses países pois por ser verão fica muito mais fácil a adaptação e, consequentemente, a falar francês. 🙂

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.