Dia dos Pais na França, no Brasil e no Mundo

 O Dia dos Pais é celebrado em todo o mundo. Aqui no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto, você sabia que em muitos outros países, incluindo França e Canadá o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho?

Há ainda alguns países que comemoram no dia de São José, 19 de março. Então preparamos esse post para explicar um pouco mais sobre a origem e os desdobramentos dessa data no Brasil e no mundo.

A origem

O primeiro registro que se tem da homenagem aos pais é da antiga Babilônia, quando um jovem moldou em argila um “cartão” para seu pai desejando saúde, longevidade e sorte.

Por aqui pelo Brasil, data de 1953 a primeira comemoração do dia dos pais. Inicialmente, a data estabelecida era 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. Logo depois, foi alterado para o segundo domingo de agosto como é mantido até hoje.

Nos Estados Unidos o primeiro dia dos pais foi celebrado em 19 de junho de 1910.
Na época, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, que criou ela e seus irmãos sozinho após a morte de sua mulher.

Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado oficialmente como Dia dos Pais no país, e em 1972 se tornou um feriado nacional.

Dia dos pais pelo mundo

Além dos EUA, fazem a comemoração no 3º domingo de junho México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.

O Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras, Suíça, e Croácia.

Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, celebrava os membros das Forças Armadas russas.

Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.

Os pais são homenageados na Alemanha no dia da ascensão de Jesus Cristo, Acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre uma quinta-feira.

Os pais alemães costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos pelas cidades. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.

Fête des Péres – Dia dos pais na França

A data do Dia dos Pais foi formalizada na França em 1952, graças a uma promoção lançada por um fabricante de isqueiros. Naquela época, como os homens ainda fumavam muito, a empresa Flaminaire teve a ideia de propor uma oportunidade onde poderia oferecer um isqueiro a um pai.

A tradição diz que um presente é oferecido a seu pai nesta ocasião. Muito comumente uma rosa vermelha é dada aos pais como demonstração de amor e afeto. Outro costume é usar uma rosa branca no túmulo de um pai morto.

E como na França quase tudo começa ou termina à mesa almoços e jantares são oferecidos para reunir a família e homenagear o progenitor da casa.

Curtiu saber um pouco mais sobre o dia dos pais? Se souber de alguma curiosidade sobre o assunto deixa aí nos comentários! 🙂

FO_CTA_eBook04_MusicaCinema

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.