Veja alguns truques para aprender qualquer idioma

As vantagens profissionais e acadêmicas de falar um idioma estrangeiro são muitas. Por isso, muitos brasileiros sonham em ter uma experiência como essa em suas vidas. Transformar este sonho em um objetivo concreto é o primeiro passo para se mexer e começar a aprender. Pode até parecer assustador no começo, mas o caminho pode ser muito mais curto do que você imagina. Quer saber alguns truques para aprender qualquer idioma?

Antes, vale ressaltar a principal dica de especialistas: manter a motivação em alta é o mais importante, entre os vários fatores envolvidos no processo de aprendizado. Não basta encarar o novo idioma como uma necessidade, é preciso que isso seja uma tarefa prazerosa, que ocupe pelo menos uma parte da sua rotina diária.

Veja as 3 dicas abaixo!

Hábitos para facilitar o aprendizado

Reforçar o que você aprendeu é interessante, por isso mantenha um contato frequente com a cultura, principalmente, dos locais onde se fala o idioma. Diariamente, leia notícias e livros da língua estudada, procure assistir a filmes e seriados (sem legendas, ou com legendas no mesmo idioma), ouça músicas e podcasts.

Todas essas coisas são corriqueiras no dia a dia de todo mundo. O interessante é aproveitar todas as oportunidades que aparecem para estar em contato com o idioma. Perceba que nada disso pode ser feito como mera obrigação, é preciso que seja divertido para você. Por isso, procure temas que lhe despertem o interesse. Por exemplo, gosta muito de música? Procure assistir, na internet, entrevistas de seus artistas preferidos na língua que você quer aprender.

Tudo isso vai ajudar a condicionar o seu cérebro a pensar no idioma estrangeiro, reagindo a ele de uma forma mais natural.

Atalhos para melhorar a pronúncia

Conversar com pessoas (nativas ou não) que falam o idioma que você está estudando é de grande ajuda no processo de aprendizado. Mas não é só isso que você pode fazer. Pode parecer estranho no começo, mas imitar os trejeitos dos falantes nativos pode ser muito útil.

Assista a vídeos e observe bem os movimentos da boca, os gestos e repita tudo na frente do espelho. Assim, você vai se aperfeiçoando. Outra dica é gravar um vídeo seu falando o idioma. Assista-o com atenção para identificar o que você está fazendo errado.

Erros comuns

O principal erro, depois da desmotivação, é a inibição. É preciso perder a vergonha de se expor ao falar o novo idioma. Lembre-se que até na sua língua nativa, deslizes acontecem. Perder a timidez não é fácil, mas é preciso ter em mente que, no processo de comunicação, existem dois lados: enquanto você fala ou escreve, seu interlocutor vai se esforçar para entender a sua mensagem. Perca o medo e conquiste mais confiança para pôr em prática o que você está aprendendo. E se errar, tudo bem: você vai aprender com as falhas, mas para isso é preciso falar ou escrever.

Outro erro que atrapalha a compreensão do idioma estrangeiro é tentar traduzir simultaneamente cada palavra ou expressão, que você ler ou ouvir, para a sua língua materna. Tente manter o foco no contexto da conversa ou do texto, não em cada palavra individualmente.

Agora que você já conhece alguns truques para aprender qualquer idioma, assine nossa newsletter e fique mais próximo do universo francófono! 😉

fo_cta_ebook_praticasfrances

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *