Quer trabalhar no Canadá? Conheça os diretos trabalhistas.
Está pensando em migrar para trabalhar no Canadá e aproveitar dos benefícios de viver no país já eleito o melhor para se viver pelo fórum econômico mundial? Preparamos esse post para você conhecer os direitos trabalhistas válidos por lá.
Seja pela boa média salarial, a qualidade de vida, a segurança ou a excelência do serviço público cada vez mais brasileiros se interessam por entrar no mercado de trabalho canadense.
Se este é o seu caso, saber quais são os direitos trabalhistas é fundamental para entender quais sãos as vantagens e desvantagens antes de fazer uma mudança tão relevante.
Brasil X Canadá
Diferente de como estamos acostumados aqui no Brasil, lá não há pagamento de um décimo terceiro salário e as férias geralmente não são remuneradas.
Embora permitidos, os dias de férias são descontados como dias não trabalhados. É possível que o trabalhador negocie as férias com o empregador para que sejam pagas, mas essa não é a regra local.
Além disso, raramente pacotes de benefícios como vale alimentação ou transporte estão incluídos na remuneração.
Salário Mínimo
No Canadá o salário mínimo é definido por cada uma das províncias (equivalente aos nossos estados), baseados no custo de vida padrão e portanto os salários mínimos variam de acordo com a região.
Em regra, o valor é calculado por hora trabalhada e o pagamento pode ser mensal ou quinzenal. O menor valor da menor hora remunerada é de C$ 10,96 (dólares canadenses), enquanto o melhor é de C$ 14,00 por hora.
O grande diferencial é que com essa margem salarial o trabalhador garante um significativo poder de compra, um dos maiores do mundo. Isso permite que a vida seja bastante confortável devido a adequação do salário às necessidades do indivíduo.
Licença Maternidade
Há dois tipos de licença, sendo uma de até 17 semanas, e aplica-se exclusivamente à mulher grávida, podendo ser gozada desde antes do nascimento do bebê.
A “parental leave” é a licença mais ampla, que pode ser de 35 até 52 semanas, em alguns casos. A licença é remunerada e pode ser dividida entre os cônjuges.
No caso da divisão, diminui-se a licença da mãe, mas seu cônjuge absorve esse tempo para também estar presente nas primeiras semanas de vida do bebê.
Esta segunda licença também é válida para os casos de adoção.
Jornada Máxima
No Canadá empregos de apenas um turno (4 horas por dia) são razoavelmente comuns, enquanto empregos de período integral podem variar de 30 a até 60 horas semanais (em casos excepcionais).
Em geral, no entanto, o mais comum é encontrar empregos de 35 a 40 horas por semana, com remuneração padrão por hora adicional de trabalho.
Nestes casos, o que rege a decisão é a negociação entre empregado e empregador estabelecida nos termos do serviço a ser executado.
Como Trabalhar no Canadá
Para trabalhar no Canadá você precisa receber uma oferta de emprego, entrar com um pedido de imigração para se tornar um residente permanente ou combinar trabalho e estudo.
O visto de trabalho é permitido para quem recebe uma oferta de trabalho de uma empresa canadense. Mas as empresas precisam provar para o governo que não há canadenses para ocupar a vaga que está sendo oferecida ao estrangeiro.
Algumas províncias como o Quebec, promovem as chamadas “missões de recrutamento”, permitindo que os empregadores da região busquem candidatos de outros país.
As vagas para o Quebec exigem que o candidato tenha conhecimento de francês, sendo o nível determinado pelas empresas de acordo com as funções a serem exercidas.
Viu vantagem em trabalhar no Canadá?!
Se precisar de ajuda com o francês fale com a gente e Bon voyage! 🙂
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!