Como um curso intensivo pode ajudar no teste de proficiência em francês?
Para estudar ou trabalhar em outros países é necessário comprovar qual seu nível de proficiência na língua estrangeira. Se o seu objetivo é França ou Quebec não é diferente.
Muitas instituições francesas de ensino superior solicitam que o candidato comprove seu nível de conhecimento do francês. Para tal, é preciso apresentar o resultado em um dos testes oficiais de proficiência em francês.
Testes Oficiais de Proficiência em Francês
DELF – Diplôme d’Etudes en Langue Française – para comprovação vitalícia até o nível B2
DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française – para comprovação vitalícia dos níveis C1 e C2
TCF – Test de Connaissance du Français – para comprovação, com validade de 2 anos, para todos os níveis. Há quatro modalidades – DAP / TP / QUEBEC / ANF
O DAP se destina exclusivamente aos candidatos que desejam realizar uma candidatura ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.
TP – TOUT PUBLIC – pode ser realizado por qualquer candidato.
TCF QUÉBEC – teste criado especificamente para satisfazer às normas do Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do Québec. E que dão entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.
TCF ANF – Exclusivo para participantes do processo de pedido de nacionalidade francesa.
TEF – Test d’Evaluation de Français – para comprovação, com validade de 2 anos, para todos os níveis. E apresenta duas modalidades – TP / CANADÁ.
TEF “Tout Public”: para estudos na França, para atestar o nível de francês no contexto profissional, processos de recrutamento e seleção, para posicionar os alunos em processo de formação ou de mobilidade, etc.
TEF Canadá: para o processo de imigração Federal para o Canadá e também cidadania canadense.
O período de carência entre a realização das provas é de 2 meses entre uma data e outra.
A validade do atestado de resultados é de 2 anos, enquanto a idade mínima permitida para prestar o TEF é de 16 anos.
Planejamento é Fundamental
Os testes são pagos e ocorrem em datas específicas, portanto, você precisa planejar tanto seu orçamento quanto seu tempo de estudo.
O conteúdo dos testes sempre seguirá a orientação do quadro europeu de proficiência e as avaliações serão dirigidas sobre a capacidade de produção e compreensão oral e escrita do candidato, aplicadas em um recorte cotidiano.
O que significa que além do conhecimento do idioma é recomendável que você se mantenha acompanhando temas gerais e atuais da França ou Canadá.
Buscar orientação para elaborar esse planejamento é uma boa estratégia para não se sobrecarregar e fazer um curso preparatório para realizar um dos teste de proficiência aumenta bastante a sua chance de sucesso.
Foco no Resultado
Já pensou em elevar seu nível de proficiência a cada dois meses? Através do método francês objetivo essa é uma possibilidade totalmente tangível.
Cursar francês no ritmo intensivo permite, por exemplo, que você saia do zero para o nível B2 no período de um ano. Lembrando que com o nível B2 você já estará independente como falante do idioma.
O ritmo intensivo exige maior dedicação mas funciona praticamente como uma imersão em um idioma pois quanto mais você convida uma outra língua a entrar na sua vida, mais o seu cérebro registra que isso é importante para você
No curso intensivo você precisará disponibilizar uma boa carga horária semanal de estudos e isso aproxima o idioma de sua realidade cotidiana, exatamente o que será necessário comprovar na feitura do teste de proficiência.
O melhor jeito para se obrigar a aprender e praticar um novo idioma é sair da zona de conforto e manter o foco no resultado esperado. Não esqueça que o teste é apenas o primeiro obstáculo que precisa vencer para conquistar o objetivo de estudar ou trabalhar fora.
Você deve mudar seus hábitos e não ter medo de se inserir num novo ambiente, deve mergulhar no aprendizado intensamente e assim será capaz de colher mais rapidamente os frutos do esforço.
Esteja Seguro e Confiante
Se você estiver na França, a maioria das pessoas ao seu redor será francesa e você não vai ter outra opção além de escutar e falar francês. Por isso, quanto maior a sua familiaridade com o idioma melhor.
Ao se impor um ritmo de aprendizado intensivo você se condiciona a praticar com naturalidade a língua que será sua referência durante o tempo que estiver no país escolhido. Estudando com dedicação e comprometimento utilizando um planejamento previamente orientado o curso intensivo irá preparar você para todos os testes de proficiência que desejar realizar.
Quanto maior o seu rendimento, maior a sua confiança. Desse modo você se sentirá completamente seguro para viver o idioma francês.
Se você já sabe qual teste e em que data o mesmo será aplicado venha nos conhecer. Nós da Autrement Dit já auxiliamos muitos alunos no preparo para aprovação nos testes de proficiência.
O primeiro passo pode ser realizar seu nivelamento, assim seu planejamento já começa a se estruturar. 😉
Pronto para escolher o melhor curso de francês para alavancar seu futuro? Então aproveite para assinar nossa newsletter e continue antenado nas nossas dicas!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!