Fête Nationale – Principal feriado francês
Você já ouviu falar da Fête Nationale Française (Festa Nacional Francesa)? Preparamos esse post para explicar a celebração do dia 14 de Julho, considerada a mais importante da França. A festa nacional ocorre em memória da Queda da Bastilha, histórico momento que dá início à Revolução Francesa.
A Bastilha, ou mais precisamente Bastille Saint-Antoine (Bastilha Santo Antônio), era uma prisão e um símbolo do poder absoluto e arbitrário do Antigo Regime de Luís XVI. Em 14 de julho de 1789, os manifestantes tomaram o controle da fortaleza, sendo a primeira grande intervenção do povo francês e quebrando o poder absoluto do rei.
Para os cidadãos franceses este acontecimento é considerado como o símbolo da batalha contra a opressão e vem daí a importância da data e a motivação para toda a celebração.
Neste período os, até hoje, aclamados princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade – Liberté, Egalité, Fraternité, lema da Revolução, se sobrepuseram aos ideais aristocráticos, monarcas e religiosos rumo à conquista de novas formas de governo alicerçados na democracia.
Foi com a Revolução Francesa que a monarquia absolutista, governante do país por séculos, foi abolida.
Frutos da Revolução
– Fim da monarquia absoluta;
– Implantação da monarquia constitucional e república;
– Declaração dos direitos do Homem e do cidadão;
– Adoção de constituições escritas;
– Assembleias representativas.
– Abolição dos privilégios feudais;
– Igualdade de todos perante a lei;
– Todos os Homens nascem livres e iguais;
– Liberdade de expressão;
– Burguesia foi o grupo social mais beneficiado.
– Liberdade económica;
– Livre concorrencia;
– Direito à propriedade privada.
– Fundaram-se escolas superiores;
– Institui-se o ensino primário oficial, obrigatório e gratuito.
Por tanta significância, as comemorações da Fête Nationale Française acontecem em todo o país. No entanto, o mais antigo e maior desfile militar é realizado na manhã do dia 14 de julho, na avenida Champs-Elysées em Paris, na presença do Presidente da República Francesa, de altos funcionários e de convidados estrangeiros ilustres.
O cortejo é composto de unidades militares à pé, motorizadas ou aéreas, e às vezes unidades de tropas de exércitos estrangeiros são convidadas para desfilar ao lado dos exércitos franceses.
Também são promovidos os Bailes dos Bombeiros, tradição que revive o episódio de Montmartre de 1937. Neste ano a Brigada dos Bombeiros de Montmartre recebeu um grupo de curiosos no quartel e realizou demonstrações de exercicios e fogos-de-bengala. A prática de receber cidadãos civis agradou, outros quartéis passaram a também realizar e com isso popularizou o evento que é indispensável às comemorações da Fête Nationale.
Outra tradição da festa são os fogos de artifício, muitos fogos são lançados nas grandes cidades francesas. Mas claro que o palco da festa é Paris, onde milhares de pessoas se reúnem no Champ-de-Mars, no rio Sena, em terraços ou ainda no 1o ou 2o andar da Torre Eiffel. Geralmente os fogos são disparados a partir dos espelhos d’água do Trocadéro e oferecem um espetáculo pirotécnico impressionante que dura cerca de 35 minutos.
A Fête Nationale Française é uma data muito tradicional na cultura francesa. É o momento em que os franceses exibem todo seu orgulho na trajetória de construção da democracia no país. É um culto ao país, além de ser um belíssimo espetáculo cheio de luzes, música e pirotecnia.
As comunidades francesas espalhadas pelo mundo costumam celebrar também, fiquem atentos às programações especiais, provavelmente divulgadas pelos consulados. Nós aqui da Autrement Dit Rio replicaremos as novidades! 😉
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!