Eleições Presidenciais – Como funciona na França e no Canadá
Para entender como é a estrutura política de um país é importante conhecer um pouco do sistema eleitoral de seus chefes de Estado.
Preparamos esse post para apresentar como funcionam as eleições presidenciais na França e no Canadá. Confira!
Eleições na França:
A França elege o Presidente da República por voto direto para um mandato de cinco anos sendo permitida a reeleição por apenas mais um mandato.
Elege também o Parlamento francês, formado por duas câmaras: a Assembleia Nacional – constituída por 577 membros, eleitos para um mandato de cinco anos através de círculos eleitorais. e o Senado – composto por 348 membros, dos quais 328 exercem mandato de seis anos e são eleitos pelo colégio eleitoral e 12 são eleitos pelos cidadãos franceses residentes no exterior.
Assim como aqui no Brasil a França vive uma democracia representativa e o sistema eleitoral é o denominado Representação Proporcional. No qual a proporção de cadeiras parlamentares ocupada por cada partido é diretamente determinada pela proporção de votos obtida por ele.
O voto proporcional é o sistema eleitoral mais utilizado no mundo, especialmente na América do Sul e Europa, além de ser o sistema escolhido pela maioria das novas democracias.
Quem vota e como vota?
Ao contrário do Brasil, o voto é facultativo para os cidadãos franceses acima de 18 anos de idade e registrados no censo eleitoral.
Para as eleições municipais e do Parlamento Europeu, os cidadãos de outros países-membros da União Europeia acima de 18 anos de idade podem optar por votar em território francês.
Na França, atualmente, todos os cidadãos são registrados como eleitores automaticamente ao atingir os 18 anos de idade. Os cidadãos residentes no exterior podem obter seu registro no consulado responsável pela região em questão.
O processo de voto do sistema eleitoral francês é feito a papel e caneta. O eleitor chega ao local de votação e se depara com papéis contendo os nomes de todos os candidatos e deve levar cédulas de no mínimo dois candidatos à urna de votação, para manter o sigilo.
Eleições no Canadá:
Apesar de também valer-se da Democracia Representativa, em território canadense as coisas são um pouco diferentes.
Na eleição federal o voto não é direto para eleição do Primeiro Ministro. Ocupará o cargo o líder do partido com maior representatividade na Câmara dos Comuns. Constituída atualmente por 338 membros.
O eleitor elege diretamente apenas um candidato, obrigatoriamente de seu distrito, e cada partido tem apenas um candidato. Cada distrito elege um membro para a Câmara dos Comuns.
Uma vez que o partido com maior quantidade de membros eleitos tem seu líder nomeado Primeiro Ministro, o partido que vier em segundo será a oposição oficial. E não há segundo turno para nada, porém se o partido que ganhar não tiver o maior número de cadeiras na Câmara, terá que contar com o apoio da oposição para todas as aprovações.
Quem vota e como vota?
O voto não é obrigatório e todos os cidadãos maiores de 18 anos podem votar. Os votos são feitos no papel. A cédula contém o nome do candidato e partido e boa parte das seções eleitorais já contam com sistema de digitalização da cédula para contabilizar imediatamente na presença do eleitor.
A democracia representativa é efetivamente muito versátil se compararmos Brasil, França e Canadá. Interessante como o mesmo sistema político pode ser aplicado de maneiras tão distintas, não é?
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!