Folia à francesa!

Com certeza você já ouviu falar muito sobre o povo francês e conhece até mesmo alguns estereótipos. Mas o que pode te surpreender é que o nosso carnaval é fruto da cultura francesa.
Você pode não acreditar, mas o maior espetáculo produzido em terras brasileiras é inspirado no modelo de Carnaval francês!

O Carnaval moderno, construído a partir de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX e as cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo.

Mesmo que o carnaval francês seja bem menor que seu alter ego brasileiro, apresenta tradições e especificidades que vale a pena conhecer.

Atualmente o carnaval é celebrado em várias cidades francesas.

O carnaval de Nice

Conhecido mundialmente e considerado o maior carnaval francês, é realizado do meio de fevereiro ao início de março. Atrai mais de 1,2 milhão de participantes e tem a cada ano um tema específico.

Por duas semanas, músicos e dançarinos tocam e dançam fantasiados em cima de trios elétricos.  Durante a festa acontecem as chamadas “batalhas de flores” nas quais os participantes do carnaval jogam uma chuva de flores em cima dos espectadores.

O carnaval termina com o desfile na Praça de Masséna, no centro de Nice, onde todos os trios elétricos se juntam para um final apoteótico!

Em 2018 o carnaval acontecerá entre o dia 17/fevereiro até 03/março e a temática é “O Rei do Espaço” – http://www.nicecarnaval.com/

O carnaval de Dunkerque

Dunkerque é considerada um centro da cultura “Ch’tis” típica da região norte da França. Caso não conheça, vale conferir a comédia dirigida por Dany Boon – “Bienvenue chez les Ch’tis”.

Nessa cidade os foliões usam roupas de soldados ou pescadores e tocam as tradicionais baterias. Desfilando ao lado de “gigantes” que representam personagens tradicionais da região.

Quando os participantes chegam à prefeitura, é de praxe que o prefeito jogue arenques na multidão, um gesto que simboliza a importância da pescaria para o desenvolvimento da cidade.

Este carnaval mantém a reputação de ser um dos mais loucos do país

O carnaval de Paris

Paris realiza 2 carnavais. Um é o tradicional, em fevereiro, e o outro é o carnaval tropical de Paris que é comemorado em meados de julho, trazendo mais dança e mais próximo da cultura latina e caribenha.

O Carnaval de Paris foi, durante cinco séculos, um dos mais importantes do mundo e uma grande festa a partir do século X.  Após 45 anos de esquecimento, a iniciativa do renascimento do Carnaval de Paris foi tomada por Basile Pachkoff em 1993.

Reanimou o cortejo do Intitulado Passeio do Boi Gordo, (Boeuf Gras) e o das Rainhas da Quaresma, em 2009. O Carnaval de Paris revive, para o prazer dos amantes dos strass, das máscaras, confetes e serpentinas. São 2 gêneros de eventos que tradicionalmente caracterizam o Carnaval em Paris: o caminho das máscaras e das procissões.

Desde 2002, o MACAQ, Movimento para a Vida Cultural e Artística do Distrito também dirige um Carnaval, que no ano passado, estima-se ter apresentando cerca de 30 mil participantes e atingido mais de 100 mil espectadores.

Todos os anos, o Carnaval Tropical de Paris invade um distrito da capital para adornar as ruas de cores e ritmos tropicais. Com mais de 1.000 dançarinos, os curiosos e os transeuntes desfrutam de uma atmosfera alegre e contagiante.

Todos os anos, mais de 4.000 pessoas participam a pé, vestidas com fantasias magníficas e alegorias que representam vários países. Esse ano mais de 200 mil espectadores são esperados para comemorem dias ensolarados com alegria e bom humor durante este evento tão peculiar.

Já pensou em foliar na França?! Se curtiu as informações já pode começar a planejar o Carnaval 2019. 🙂

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa? Comente aqui com outras curiosidades sobre a França e os franceses que você conhece e à tout à l’heure!

2 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *