C’est la rentrée ! – O início do ano letivo na França e Canadá
Em regra geral o fim do período letivo costuma coincidir com o verão dos países, e por isso os calendários têm diferenças, principalmente entre o hemisfério norte e sul fazendo com que o ano letivo seja quase invertido.
Na França e Canadá o ano acadêmico que começa em setembro para as escolas primárias e o ensino médio, já as universidades iniciam em outubro.
Culturalmente o início do ano com a sensação efetiva de recomeço é vivido neste período de começo do ano letivo, já praticamente caminhando para o final do ano civil.
Até politicamente há férias em agosto, daí a ideia de recomeço em setembro. É a chamada C’est la rentrée ! Equivalente à nossa volta às aulas.
Agosto e suas peculiaridades na França
Por ser um mês tipicamente de férias muitos estabelecimentos fecham no mês de agosto, então é importante ficar atento para não se frustrar em uma viagem. Mas tem muita coisa boa para fazer!
As atividades mais procuradas pelos franceses nessa época são:
– Atividades históricas em Vendée: são passeios que visitam pontos marcados pela influência de diversas culturas na formação francesa, como as invasões romanas, vikings, e mesmo guerras entre ingleses e franceses;
– Trilhas em Languedoc: são montanhas baixas e propícias para quem ama explorar a natureza; o Vale Royal em Provença também oferece esse tipo de atração
– Ciclismo na Normandia: atividade física em praias históricas;
– Velejar na Bretanha: na região, que é quase uma península, os ventos são favoráveis para quem quer aprender o esporte;
– Cavalgar no Vale do Sena: diversas fazendas afastadas dos centros urbanos oferecem a atração; no sul da França (Camargue) há uma grande tradição de cria de cavalos de raça;
Alguns festivais de julho em Paris se estendem para agosto, como é o caso do Quartier d’été, a festa que reúne nas ruas performances artísticas, musicais, danças etc.
Em agosto ainda acontecem o festival de Jazz, o festival de cinema ao ar livre e mais alguns festivais cinematográficos (como o Clair de Lune e o Silhouette).
No Canadá o verão é um momento intensamente curtido. Quase como um estado de espírito.
São milhares de parques e áreas verdes com incontáveis atividades para todos os gostos, mas algumas se destacam por seus diferenciais. É o caso da ponte Capilano, que foi aberta para a visitação turística em 1989 e que ostenta 137 metros de comprimento e 70 metros de altura do Rio Capilano.
Essa grandiosa atração faz parte do parque de mesmo nome e é uma das mais especiais de Vancouver. Um parque que oferece tantas possibilidades para o público que é difícil conhecer tudo em poucas horas, especialmente com crianças.
Durante o verão canadense, as visitas são ainda mais agradáveis para o contato com a natureza local. No Capilano o estado radical é valorizado, então esteja preparado não apenas para a ponte suspensa, mas também para o Cliffwalk, as passarelas no penhasco acima do Rio Capilano com plataformas de vidro para aumentar ainda mais a tensão.
É sempre um momento para se organizar e se readaptar
Não são só as crianças que precisam readaptar o seu relógio biológico. A rotina da família muda com o fim das férias escolares e atividades como acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e a reserva do tempo para as tarefas de casa precisam ser novamente organizadas.
Normalmente é tarefa dos pais iniciar esse processo a partir da reestruturação da própria rotina. Ou seja, decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever de casa nos dias úteis, como vai funcionar o cardápio alimentar semanal da família em dias de aula são pontos importantes para restaurar a rotina.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!