Tudo o que você precisa saber para fazer uma pós-graduação na França
Você sabia que entre 2013 e 2014 a França chegou a receber mais de 290 mil estudantes estrangeiros em suas instituições de ensino? O número foi tão alto que colocou o país no 3º lugar do ranking dos que mais recebem intercambistas segundo a UNESCO. Com tantas oportunidades assim, não há mais desculpas para você adiar o sonho de estudar nesse país, mas você sabe o que é preciso para fazer uma pós-graduação na França? Então continue lendo para descobrir!
Como me candidatar a uma vaga na França?
Existem três formas de conseguir se matricular em um curso de pós-graduação em uma universidade francesa:
- Através de programas de parceria entre a França e o Brasil, como o Ciências Sem Fronteiras;
- em contato direto com a universidade, por meio do departamento de Relações Internacionais da instituição escolhida;
- ou pelo portal Campus France, o serviço oficial de informações sobre o ensino superior na França.
No primeiro caso, pode ser mais fácil conseguir bolsas e ajuda financeira do governo brasileiro, mas também há programas de auxílio da própria França aos quais você pode se candidatar.
A que requisitos preciso atender?
Não importa a sua forma de candidatura à pós-graduação na França, para conseguir a sonhada vaga em uma universidade de lá, você vai precisar de:
- Diploma válido de graduação;
- um certificado DALF ou TCF (o nível exigido depende da instituição, mas o mínimo costuma ser o B2);
- um bom histórico escolar;
- uma carta de motivação;
- e comprovação de que você tem recursos financeiros suficientes para se manter no país durante seus estudos.
Conseguir uma carta de recomendação de um professor também pode ser útil, e algumas universidades exigem ainda seu currículo. Geralmente, todos esses documentos devem ser traduzidos para o francês.
Vale lembrar ainda que todo estudante internacional na França precisa de um visto estudantil para se matricular na universidade, mesmo depois de conseguir a carta de aceite da instituição, ok?
Quais são os tipos de pós-graduação na França?
O sistema do ensino superior francês é um pouquinho diferente do brasileiro. Isso porque enquanto aqui a graduação costuma durar no mínimo 3 anos, por lá, essa é a duração máxima da license (a graduação). Depois dessa etapa, existem os seguintes caminhos na pós:
Master 1
Representa o primeiro ano de estudos de pós-graduação e é mais abrangente, focado em conhecimentos gerais. Quem termina o Master 1 na França normalmente não ganha o título de Mestre no Brasil.
Master 2
Esse é o segundo ano do mestrado, mais aprofundado e com duas possibilidades de diploma:
- Master professionnel: com foco na atuação prática;
- Master recherche: com foco na pesquisa acadêmica.
Depois de terminar o Master 2 é que você pode validar o título de Mestre no Brasil.
Doctorat
Na França, o doutorado dura 3 anos e pode ser feito por quem tem um título francês de Master 2 ou concluiu o mestrado no Brasil.
Postdoc
Depois do doutorado, quem quiser continuar estudando pode empreender uma pesquisa de postdoc na França. Nesse caso, o visto a ser solicitado é o de pesquisador, e não de estudante, e tem algumas particularidades dependendo do tipo de programa do qual você participará.
Fazer pós-graduação na França pode ser a chance que você estava esperando para estudar em uma instituição internacionalmente renomada, ganhar experiência no exterior e ainda conhecer o país da Revolução! Comente aqui embaixo dizendo que tipo de pós você pretende fazer e se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto. 😉
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!